Procedimento para envio dos cartões-resposta

 

 

 Prezados Diretores e Professores,

 Para envio do material pelos Correios, por favor, confira o código  de postagem enviado ao email da escola.

 

 

1) A classificação dos alunos para a Segunda Fase depende necessariamente do envio pelas escolas do documento indicativo do número de alunos classificados, denominado Documento de Envio (DE), bem como o cartão-resposta da Primeira Fase de cada um dos participantes classificados, até 4 de junho. No caso das escolas que enviarem por meio do aplicativo, a quantidade de alunos no Documento de Envio (DE) é preenchida automaticamente com a inserção dos cartões-resposta.

 

2) As instruções detalhadas para o envio do material de classificação pela escola estão disponíveis no Manual de Instruções para Realização da Primeira Fase, encaminhado para todas as escolas inscritas junto ao material de aplicação de provas.

 

3) As datas previstas no Calendário Oficial da OBMEP 2019 deverão ser cumpridas rigorosamente, de modo que o não envio do material de classificação dentro do prazo estabelecido ocasionará a desclassificação automática da escola para a Segunda Fase da OBMEP 2019.

 

4) O envio do material deverá ser realizado preferencialmente por meio eletrônico pelo aplicativo OBMEP 2019, a ser disponibilizado para download pelas escolas a partir de 22 de maio de 2019

 

 Requisitos para uso do aplicativo

 

 - Android a partir da versão Kitkat.

 - IOS a partir da versão 5.

 - Celular com câmera com boa resolução, no mínimo 10 megapixels.

 

Caso não seja possível, ou tenha problemas para fazer o envio pelo aplicativo, a escola deverá realizar o envio pelos Correios até o dia 4 de junho, mediante a utilização do material enviado pela OBMEP 2019 para este fim: envelope devidamente endereçado e e-ticket de postagem sem custo, aceito nas agências próprias dos Correios.

 

5) A verificação da comprovação do cumprimento do prazo do envio do material considerará a data da confirmação do envio pelo aplicativo quando enviado eletronicamente ou a data da postagem quando enviado pelos Correios.

 

6) É garantido a todas as escolas o envio do material pelos Correios, de modo que não será aceito o envio do material fora do prazo ou em desacordo com as instruções, sob o argumento de indisponibilidade para envio eletronicamente independentemente do motivo (erro do aplicativo, falta de conexão, dentre outros).

 

7) A escola deverá guardar cópias dos cartões e o protocolo do envio pelo aplicativo, quando enviado eletronicamente, ou comprovante de envio postal, quando enviado pelos Correios, para apresentação em caso de eventual necessidade de comprovação futura. Em caso de extravio dos documentos enviados, a escola que não puder apresentar tais documentos, bem como a cópia dos cartões-resposta, estará automaticamente desclassificada para a Segunda Fase da OBMEP 2019.

 

8) As escolas que optarem pelo envio do material de classificação por meio do aplicativo OBMEP 2019 deverão preencher todas as informações solicitadas no aplicativo.

 

9) Caso a escola envie cartão-resposta não preenchido ou preenchido de forma incompleta, este poderá ser desconsiderado pelo IMPA, ocasionando a desclassificação automática do aluno, sendo vedada a substituição pelo cartão-resposta de outro aluno para preenchimento da vaga.

 

10) Na hipótese de envio pela escola de cartão-resposta com nota 0, este será desconsiderado pelo IMPA, ocasionando a desclassificação automática do aluno, sendo vedada a substituição pelo cartão-resposta de outro aluno para preenchimento da vaga.

 

11) No caso do envio de cartões em quantidade maior do que o número de vagas disponível para a escola, o sistema ordenará todos os cartões-resposta recebidos por ordem decrescente de nota, de acordo com o número de vagas permitido para a escola. Os cartões que excederem a quantidade de vagas para cada nível serão desconsiderados, ocasionando a desclassificação automática dos respectivos alunos. Caso haja empate para o preenchimento da última vaga, o sistema fará o corte por sorteio.

 

12) Excepcionalmente, a escola poderá solicitar substituição de cartão-resposta de aluno enviado equivocamente para classificação por erro no ordenamento das notas e, exclusivamente, quando o cartão-resposta a ser incluído tiver nota maior do que o enviado por engano. Nesta hipótese, a escola deverá encaminhar, no período de 5 a 17 de julho de 2019, o formulário de solicitação de substituição de cartão-resposta para o IMPA, cujo modelo consta no Anexo IV do Regulamento da OBMEP, com todas as informações preenchidas. Ao formulário, deverá se juntar o cartão-resposta do aluno a ser incluído e uma declaração de ciência e anuência do responsável pelo aluno a ser excluído. Tais documentos deverão ser digitalizados e enviados por e-mail para: contato@obmep.org.br apenas dentro do prazo supracitado. Tais solicitações poderão ser deferidas ou indeferidas de acordo com análise do IMPA, que encaminhará resposta para o mesmo e-mail do remetente até o dia 26 de julho de 2019. O IMPA não analisará solicitações incompletas ou enviadas fora do prazo estabelecido.

 

13) As escolas deverão marcar no Documento de Envio (DE) se, dentre os alunos classificados, há ou não alunos com necessidade de atendimento especial (exemplo: prova em Braille, prova ampliada, intérprete de libras, cadeirantes, alunos com distúrbios psicossociais que necessitem apoio / acompanhamento etc.). No caso das escolas que optarem pelo envio por meio do aplicativo OBMEP 2019, essa informação deverá ser preenchida no próprio aplicativo.

 

14) A escola deverá acessar obrigatoriamente através da página da OBMEP, a área restrita, dentro do período informado no Calendário Oficial da OBMEP 2019  para informar exatamente quais alunos são portadores de necessidades especiais e descrever o apoio necessário a estes alunos. O IMPA poderá solicitar, a qualquer tempo, a comprovação da condição que demanda a disponibilização do atendimento especial.

 

15) O IMPA não se responsabilizará pelo atendimento especial, caso a escola não indique as necessidades dos alunos no Documento de Envio (DE) e não indique na página da OBMEP 2019, no prazo estabelecido, todas as informações necessárias relativas ao atendimento para realização da prova.

 

16) A escola também deverá acessar a página da OBMEP, dentro do período estabelecido no Calendário Oficial da OBMEP 2019, para informar a necessidade de horário especial de prova para alunos que guardam o sábado por convicções religiosas (sabatistas) e que necessitam realizar a prova após o pôr do sol. Caso a escola não indique tais necessidades na página da OBMEP dentro do respectivo prazo, o IMPA isenta-se de qualquer responsabilidade na preparação da logística especial para estes casos.

 

17) As solicitações de atendimento especializado, específico e/ou de horário especial deverão ser realizadas necessariamente nos termos deste regulamento. Não serão aceitas solicitações em desacordo com as orientações deste instrumento, como aquelas enviadas por meios diversos do estabelecido, como por e-mail, telefone ou carta.

 

18) Após a divulgação da lista de classificados, durante o período de solicitação de tratamentos especiais, indicado no Calendário Oficial da OBMEP 2019, as escolas deverão fazer as solicitações relativas às transferências de alunos na área restrita da escola na página da OBMEP.

 

19) A escola deverá indicar os alunos classificados para a Segunda Fase que forem transferidos para nova escola, se possível informando a escola de destino. Não será permitida a substituição do cartão-resposta deste aluno na lista de classificados da escola de origem.

 

20) A escola que receber alunos transferidos de outra escola, e que estejam classificados para a 2ª fase, deverá indicar os respectivos alunos, informando o código do aluno na lista de classificados e sua escola de origem. O novo aluno será incluído na sua lista de classificados como uma vaga adicional da escola, sem prejuízo aos demais alunos já classificados.

 

21) Os alunos classificados para a Segunda Fase que forem transferidos para escolas que não estão participando da presente edição, não poderão participar da Segunda Fase.

 

Leia também:

 

Regulamento da OBMEP 2019

Perguntas frequentes (FAQ)

 

 

 




$result.label