Criada em 2005, a OBMEP (Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas) pôs as competições científicas no centro da pauta nacional de educação. A OBMEP alcançou quase 18 milhões de alunos e mais de 47 mil escolas, em praticamente todos os municípios brasileiros. Nesse período, promoveu a descoberta de inúmeros jovens talentosos e a melhoria do ensino da Matemática no Brasil.
Concursos do gênero existem no país desde os anos 1970, quando foi lançada a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática), por iniciativa da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Nos últimos 12 anos, a OBMEP e a OBM coexistiram.
A partir de 2017, as duas olimpíadas serão integradas, com o objetivo de racionalizar o uso dos recursos humanos e financeiros. A OBM terá como convidados da Fase Única os 300 melhores participantes da OBMEP de cada nível, os medalhistas 2016 e os melhores classificados nas olimpíadas regionais.
Os colégios particulares estão convidados a participar da OBMEP, antes destinada apenas a alunos de escolas públicas. A OBMEP continuará a premiar com medalhas 6.500 alunos de escolas públicas, mas também destinará medalhas a estudantes de escolas particulares (75 ouros, 225 pratas e 675 bronzes).
O que muda para as escolas públicas?
Nada. O número de medalhas reservadas a escolas públicas permanecerá inalterado, e as provas continuarão a ser elaboradas pela comissão atual, com qualidade reconhecida por todos. As inscrições serão gratuitas e feitas como sempre foram.
E para as escolas não-públicas, o que muda?
As particulares ganham o direito a inscrever seus alunos na OBMEP, mediante o pagamento de uma módica taxa, destinada a cobrir os custos de logística. As regras, a inscrição e a participação nas duas fases serão as mesmas da OBMEP para as escolas públicas. Haverá medalhas destinadas especificamente aos alunos das privadas.
A OBM continuará existindo?
Sim. A OBM será uma competição distinta, com sua própria premiação. Passará a consistir de uma única fase (exceto no nível universitário), tendo como principal meta a seleção dos jovens que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais.
Quem poderá participar da Fase Única da OBM?
Os 300 alunos de escolas públicas ou particulares mais bem classificados de cada nível (1, 2 e 3) na OBMEP 2017 serão convidados a disputar a Fase Única da OBM. Os demais participantes serão os medalhistas da OBM 2016 e vencedores de olimpíadas regionais, de acordo com as diretrizes estabelecidas no regulamento da OBM 2017.
Como se inscrever e participar das provas da OBMEP?
As inscrições da OBMEP serão de 20 de fevereiro a 31 de março exclusivamente no site www.obmep.org.br. Os gestores e professores das escolas são responsáveis por inscrevê-las e devem indicar o número de alunos participantes em cada Nível (1, 2 e 3). Não há inscrição nominal dos alunos.
Como podemos saber mais?
Informações detalhadas estão disponíveis aqui (www.obmep.org.br) e no site da OBM (www.obm.org.br).
Participe!