Voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o projeto foi apoiado com R$ 2 milhões pela B3 Social. Elizabeth e Fabiana foram recebidas pelo diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, e pelo pesquisador do Instituto Roberto Imbuzeiro.
A conversa abordou o impacto da Olimpíada de Matemática e outras iniciativas que o IMPA desempenha na educação básica, como os programas de formação de professores. Elizabeth destacou a importância de ampliar um projeto tão significativo quanto a OBMEP.
Durante a visita, as representantes da B3 Social também puderam conhecer as instalações do instituto, como a biblioteca, salão de leitura, auditórios e gabinetes dos pesquisadores, além da OBMEP. A B3 Social é uma associação sem fins lucrativos responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado da B3, a bolsa do Brasil.
A Olimpíada Mirim – OBMEP tem o objetivo de identificar jovens talentos da matemática e apresentar a disciplina de forma lúdica e criativa. As inscrições estão abertas até 16 de junho. O IMPA organiza desde 2005 a OBMEP, maior olimpíada científica do país, com 18 milhões de participantes por ano. Em 2018, o IMPA incluiu alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental com a criação da OBMEP – Nível A. Agora, o projeto foi ampliado para atender também estudantes dos 2º e 3º anos com a Olimpíada Mirim.