Craques da matemática se reúnem em Natal (RN), entre 26 e 29 de maio, para o 10º Encontro do Hotel de Hilbert (EHH). O tradicional evento destinado a medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) contará com 160 estudantes que se destacaram no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.). O objetivo é ampliar o conhecimento científico dos participantes e prepará-los para um futuro desempenho profissional e acadêmico.
“O Encontro do Hotel de Hilbert reúne medalhistas em uma experiência única de imersão matemática. Trata-se de um ambiente estimulante onde os jovens matemáticos têm a oportunidade de conviver com os pesquisadores e explorar temas mais avançados da matemática. Essas iniciativas fortalecem o compromisso da OBMEP com a formação científica e o estímulo aos nossos jovens estudantes”, explicou o Jorge Vitório Pereira, diretor-adjunto do IMPA e gerente de olimpíadas do instituto.
Promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o evento conta com 42 professores universitários de diferentes regiões do país e promove a discussão de temas importantes do universo matemático, além da interação entre os participantes do PIC.
A programação desta edição conta com onze palestrantes e uma mesa de abertura presidida por Jorge Vitório. Os demais debates vão abordar temas diversos, como figuras matemáticas, análise combinatória, programação, geometria olímpica e interpolação.
O estudante do 3ª ano do Ensino Médio da rede estadual João Gabriel Bastos é um dos participantes da 10ª edição do EHH. O jovem conquistou duas medalhas de prata na OBMEP. A primeira participação no EHH vem acompanhada de uma aventura à parte. Morador de Marechal Thaumaturgo, cidade do interior do Acre, João Gabriel vai encarar uma viagem de 4.156 km e três transportes para participar do evento.
De táxi aéreo, o estudante fará um trajeto de 600 km até Cruzeiro do Sul (AC), onde viajará mais cinco horas de ônibus para chegar ao aeroporto São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Junto da delegação, João Gabriel segue então para o destino final, Natal. A recompensa da longa viagem, além da experiência inédita no EHH, é a realização de um outro sonho: ver um mar pela segunda vez na vida, a primeira oportunidade aconteceu em uma viagem ao Rio de Janeiro ainda na infância.
“Vou conhecer um novo estado, nunca visitei o Rio Grande do Norte. Estou ansioso para ver o mar também, que eu vi só uma vez quando eu era bem pequenininho. Estou animado e muito feliz com essa grande oportunidade”, contou João Gabriel.
Criado em 2011, o Encontro de Hotel de Hilbert é dedicado aos alunos que se destacaram no PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) que oferece aulas avançadas de matemática para medalhistas da Olimpíada. Como acontece em toda edição, os participantes são selecionados pelo Comitê Gestor por critérios estabelecidos no regulamento do evento.
O programa tem como inspiração o paradoxo desenvolvido pelo matemático alemão David Hilbert, em 1925, sobre conjuntos infinitos. Na proposta de Hilbert, há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado. Em linguagem matemática: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas no Hotel de Hilbert.