A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), maior olimpíada científica do país, que reúne mais de 18,5 milhões de participantes, realiza na segunda-feira (30) a Cerimônia Nacional de Premiação, no Rio de Janeiro. Ao todo, 683 estudantes de todos os estados brasileiros e do DF vão receber a medalha de ouro da competição, promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vão participar da solenidade.
“Há 20 anos a OBMEP alcança quase a totalidade do território nacional identificando talentos e incentivando o gosto pelo aprendizado da matemática. A Olimpíada vem sendo usada cada vez mais como critério de seleção por universidades. No IMPA Tech, graduação do IMPA, 80% das vagas são para medalhistas de olimpíadas do conhecimento. E essa é uma tendência que irá crescer ao longo dos anos por conta da qualidade dos estudantes egressos da OBMEP”, afirma Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.
É o caso de Mateus Mundstock Mendes de Carvalho que deixou a cidade de Rio Paranaíba, em Minas Gerais, para estudar no IMPA Tech, Rio de Janeiro. Na cerimônia, ele vai receber a 7ª medalha de ouro da Olimpíada. “A OBMEP foi o que impulsionou toda a minha trajetória acadêmica. Vim de uma escola do interior e nem sonhava com conquistas desse tipo”, disse.
Os medalhistas nacionais da OBMEP têm ainda a oportunidade de participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que oferece aulas avançadas de matemática. Estudantes de escolas públicas que integram o programa recebem uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Realizada anualmente, a cerimônia de premiação é cuidadosamente preparada pela equipe da OBMEP para proporcionar uma experiência inesquecível aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Além da solenidade de entrega de medalhas de ouro, os alunos participam de uma programação especial, que inclui jantar de boas-vindas, sorteio de brindes, salão de jogos e uma palestra inspiradora com o cientista de projetos do IMPA Lucas Nissenbaum.