Nissenbaum diverte medalhistas da OBMEP com desafios de lógica e IA

 

“Vocês sabem a diferença entre um gato e um cachorro?” A pergunta abriu a palestra do cientista de projetos do IMPA Lucas Nissenbaum no evento de premiação da 19ª OBMEP 2024, que acontece nesta segunda-feira (30), no Rio de Janeiro. O questionamento bem humorado fez parte da conversa sobre inteligência artificial, que incluiu desafios de lógica e padrões matemáticos, contando com grande integração do público.

“Essa é minha segunda vez na apresentação e uma coisa que eu gosto muito é que são alunos muito motivados. Estão sempre querendo fazer perguntas, a gente vê nos rostinhos deles o interesse. Eles gostam de discutir problemas, gostam de ser desafiados. Então, essa é uma oportunidade muito legal pra mim”, contou Nissenbaum sobre a interação do público durante a palestra.


Nissenbaum também falou sobre a importância em abordar a pauta sobre inteligência artificial com os medalhistas. “Acho que a IA está cada vez mais assimilada. A faculdade dessa geração já vai ter inteligência artificial na grade. A vida deles já têm, a maior parte deles já têm um celular, a maior parte deve ter uma inteligência artificial básica no bolso.  É importante para eles entenderem um pouco do que a IA está querendo fazer, como ela consegue separar um gato de um cachorro, por exemplo. Pensar fundamentalmente como a IA cria estruturas”, explicou.
 

Quem também marcou presença no evento foi o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, que dividiu com os estudantes sua trajetória acadêmica que contou com duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze na OBMEP, além de uma aprovação com uma bolsa de estudos integral para a universidade americana de Harvard.


“O IMPA é um dos cinco principais centros de pesquisa de matemática do mundo. Então, a gente tem que falar assim: nossos estudantes também podem produzir matemática em alto nível. Nós podemos e devemos fazer com que os nossos alunos se encantem pela matemática e essa é uma missão de cada um de vocês”, disse Ferreirinha
 

As participações foram elogiadas pelos estudantes. “É muito bom conhecer uma figura importante como o secretário [de Educação do Rio], que tem uma história parecida com a nossa. A palestra do Lucas Nissenbaum também foi muito interessante. As perguntas foram muito divertidas”, disse o estudante Caio Facó de Fortaleza (CE).
 

Já a estudante de São Paulo Mariana Nomura destacou a mensagem inspiradora transmitida na apresentação. “Foi uma mensagem de motivação para perseguirmos nosso sonhos e continuarmos estudando sempre. A gente pode alcançar grandes conquistas, assim como eles”.  
 

Julia Passarine de Minas Gerais compartilhou da opinião dos colegas. “Achei muito legal a palestra sobre  IA. Pensar na solução dos problemas é sempre muito divertido. E a história do Renan Ferreirinha é muito boa, me inspirou bastante, já que também quero estudar fora do Brasil” 
 

Nesta segunda-feira (30) às 15h30, 683 estudantes de todo o Brasil receberão as medalhas de ouro da 19ª OBMEP durante a Cerimônia Nacional de Premiação que contará com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além do diretor-geral e adjunto do IMPA, Marcelo Viana e Jorge Vitório Pereira, e o secretário de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.

 




$result.label $result.label