MEC lança ‘Toda Matemática’ em premiação da OBMEP

 

O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta segunda-feira (30), o “Compromisso Nacional Toda Matemática’’. O objetivo do programa é desenvolver ações para garantir um ensino de qualidade e melhorar o desempenho acadêmico dos alunos na disciplina. O anúncio foi feito na Cerimônia Nacional de Premiação da 19ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que reuniu, no Rio de Janeiro, 683 estudantes de todos os estados brasileiros e do DF para receber a medalha de ouro da competição científica.

“Da mesma forma que lançamos o compromisso nacional de crianças alfabetizadas, com metas estabelecidas com estados e municípios, estamos lançando o ‘Compromisso Toda Matemática’ para apoiar a formação de professores e apoiar tecnicamente e financeiramente as redes de educação básica para melhorar a aprendizagem da matemática”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

A iniciativa do governo federal pretende reduzir desigualdades regionais, consolidando a disciplina como ferramenta essencial para desenvolver os estudantes do país. O decreto de criação do programa será assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. 

A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância da OBMEP para o país. “Não é só a maior competição científica do país, é uma festa do conhecimento! Prova de que quando damos oportunidades, nossos jovens brilham. Hoje, vemos o espetáculo que é ter essa quantidade de jovens, meninas e meninos, participando de maneira massiva desta Olimpíada, tão importante para a popularização da ciência.”

Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desde 2005, a OBMEP  reúne anualmente mais de 18,5 milhões de estudantes em 99,9% dos municípios brasileiros. Marcelo Viana, diretor-geral do instituto, destacou o impacto nas duas décadas de sucesso da Olimpíada. 

“Aos 20 anos, a OBMEP está em todo território nacional, descobrindo e incentivando talentos em todo o país e dando frutos, como os egressos da Olimpíada ocupando posições de destaque. Os programas de Iniciação Científica, como PIC, PICME e o de treinamento como o POTI, que asseguram o direito de estudantes estudarem matemática com apoio dos órgãos federais. Além disso, há a Olimpíada Mirim, que visa incentivar a boa relação das crianças menores com a matemática, e o IMPA Tech, primeiro curso de graduação do IMPA, que conta com medalhistas”. 

Estiveram presentes na solenidade ainda a secretária da Secretaria de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, o secretário de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social do MCTI, Inácio Arruda, a secretária estadual de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha,  que foi medalhista da OBMEP.

A cerimônia marcou a entrega do Troféu Meninas Olímpicas. Criada em 2018 para incentivar a participação feminina nas competições científicas, a premiação reconhece jovens talentos e busca reduzir desigualdades de gênero na matemática. Nesta edição, 16 alunas foram homenageadas. “Estou muito feliz por essa oportunidade. É minha primeira medalha de ouro e está sendo uma experiência marcante. Foi muito emocionante receber o troféu como destaque. Não há muitas meninas na matemática e o prêmio incentiva ainda mais a participação feminina e o interesse pela área”, disse a aluna Leticia Damaceno (CE). 

As medalhas da OBMEP também abrem portas para o ensino superior. Instituições de excelência, como o IMPA Tech, a Unicamp e a USP, oferecem processos seletivos voltados a estudantes premiados em olimpíadas científicas, valorizando o desempenho e o potencial dos premiados com medalhas nacionais. Neste ano, 15 alunos cursando o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech receberam as medalhas de ouro que ajudaram a garantir a vaga na instituição.

Além das 683 medalhas de ouro, a 19ª edição da OBMEP distribuiu 1.962 medalhas de prata; 5.851 de bronze; e 51.002 menções honrosas, além das premiações estaduais. As cerimônias de entrega são organizadas regionalmente. 

OBMEP: 20 anos de sucesso

Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a Olimpíada  contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Os medalhistas nacionais da OBMEP podem participar do PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que oferece aulas avançadas de matemática. Estudantes de escolas públicas que integram o programa recebem uma bolsa mensal de R$ 300, concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).




$result.label $result.label $result.label $result.label