“O talento para aprendizagem em matemática está geograficamente distribuído em todo o país e em todos os grupos sociais e a Olimpíada tem essa capacidade mágica para identificá-los e reconhecer esse talento”, destacou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, em entrevista ao Jornal Nacional. A reportagem do jornalista Pedro Bassan, que foi exibida na última segunda-feira (30), abordou a Cerimônia Nacional de Premiação da 19ª OBMEP e contou a história dos medalhistas de ouro, Pedro Paiva, Ingrid Carvalho e Matheus Mundstock. Os estudantes ingressaram no IMPA Tech graças às medalhas conquistadas na Olimpíada. Confira na íntegra.
“Estou [na graduação] cercada de pessoas que vão agregar na minha vida pessoal e acadêmica”, destacou Ingrid em entrevista.
A cerimônia, realizada no Rio de Janeiro, condecorou os 683 estudantes mais bem colocados na 19ª edição da Olimpíada e foi destaque em 700 veículos. Globo News, Band TV, portais G1 e Agência Brasil e Rádio Itatiaia também noticiaram a cerimônia.
A Band TV ouviu a estudante do Cefet/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca), Daniella de Almeida, de 15 anos. A jovem tem a trajetória acadêmica marcada pelo ensino público. “Foi algo bem importante, não imaginava que era capaz, sempre via alunos indo para universidades grandes, mas achava que era estudante de escola particular, que tivesse dinheiro”, comentou a medalhista.
A Itatiaia, principal rádio de Minas Gerais, conversou com o estudante Mateus Mundstock, que recebeu sua sétima medalha de ouro na OBMEP. O jovem nasceu em Viçosa (MG), mas foi em Rio Paranaíba (MG) que cresceu e teve contato com a olimpíada do conhecimento. Agora, no Rio de Janeiro, Mateus é um dos alunos da graduação do IMPA.
“Eu fico muito feliz, muito satisfeito de estar recebendo minha sétima medalha de ouro. Desde a minha primeira premiação da OBMEP eu tinha esse sonho de algum dia receber sete medalhas de ouro. É o que abriu muitas portas pra mim”, disse o medalhista.
A Agência Brasil destacou a abrangência da Olimpíada no país. “Houve representantes de 5.564 municípios brasileiros (99,9%), de todas as unidades federativas. Ao todo, 56.513 instituições participaram desta edição”, informou a página que também deu destaque à declaração da ministra Luciana Santos no evento. “Esse é um caso de sucesso. Não à toa há milhões de meninos e meninas que participam. E a gente quer mais é garantir que isso transforme a vida dessas crianças. É um esforço enorme das famílias que se envolvem nessa maratona, em que os alunos se apaixonam e vão em busca desse aprendizado”
G1, CNN, jornais da Ciência, O Dia, O Povo e centenas de veículos locais também noticiaram a Cerimônia Nacional de Premiação da Olimpíada. Também participaram da cerimônia o ministro da Educação, Camilo Santana, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, o secretário de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social do MCTI, Inácio Arruda, a secretária estadual de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, que foi medalhista da OBMEP, e o diretor-adjunto do IMPA e gerente de Olimpíadas,Jorge Vitório Pereira.