A Cerimônia Regional de Premiação do Rio de Janeiro entregou 1.404 medalhas da da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) para alunos de 617 escolas. Dividido em três dias, o evento foi no Colégio Notre Dame do Recreio e reuniu familiares, professores, coordenadores e convidados para celebrar os premiados da 19ª edição da olimpíada.
Na manhã desta quarta-feira (3), o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, participou da cerimônia e destacou a relevância da OBMEP no país. “De todas as coisas que a gente faz no IMPA, a OBMEP é a nossa iniciativa de maior envergadura e provavelmente a mais conhecida. Trata-se da maior competição de conhecimento do mundo, que movimenta a cada ano 23 milhões de jovens e crianças do Brasil inteiro.”
Viana também falou sobre a missão da olimpíada em duas décadas de atividades. “A OBMEP é muita coisa. É um instrumento que nós temos para promover o gosto pela matemática no país inteiro. É um instrumento para promovermos a melhoria do ensino da matemática nas escolas. É também um instrumento para identificarmos os jovens mais talentosos que o Brasil possui”.
Na abertura da solenidade, Christian Baeta, representante do Colégio Notre Dame, anfitrião do evento, parabenizou os medalhistas. “É uma imensa alegria para nós do Colégio Notre Dame Recreio receber cada um de vocês nesta casa. Hoje, celebramos não apenas medalhas e conquistas, mas sobretudo o talento, a dedicação e o esforço de tantos jovens que acreditaram na matemática como caminho de superação, de descoberta e futuro”.
Korina Stamm recebeu a medalha de bronze estadual e destacou a diversão e o aprendizado proporcionados pela olimpíada. “Fiquei muito animada. Acho a OBMEP incrível, muita gente pode participar, ela é muito divertida. E nos dá a oportunidade de conhecer melhor a matemática, que é uma coisa que eu gosto muito. Tem raciocínio lógico. Não é só conta, é a matemática que vemos na vida. A OBMEP é incrível”.
Bernardo Falcão, medalhista estadual de prata, ressaltou o impacto da olimpíada em sua trajetória. “Estou muito feliz pela minha segunda premiação aqui na OBMEP. Isso representa muito para a minha vida porque eu gosto muito de matemática. Ter essa oportunidade de fazer a prova, passar para a 2ª fase é muito importante para mim. Está sendo um dia incrível”.
Destaque entre os premiados, Sofia Carvalho, ouro nacional e regional na olimpíada refletiu sobre a importância da OBMEP no aprendizado. “Me inscrevi pela primeira vez no 6º ano, achando que seria uma coisa aleatória. No fim, ganhei menção honrosa e isso já me incentivou a gostar mais de matemática, a estudar. Com a OBMEP, eu participei do PIC [Programa de Iniciação Científica Jr.], que me deu ainda mais incentivo para estudar. Eu gosto muito de matemática e acho que a Cerimônia incentiva ainda mais isso”.