O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (1º), o decreto que institui o Compromisso Nacional Toda Matemática, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada a fortalecer o ensino da disciplina em todo o país e melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes.
“O Ministério da Educação vai organizar parcerias com os governos estaduais, com os prefeitos para que a gente possa fortalecer o aprendizado para as crianças brasileiras”, declarou o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.
Para Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, o programa representa um compromisso inédito do governo federal com a qualidade do ensino da matemática em todo o Brasil.
“Por meio dele, o MEC passa a coordenar ações com estados e municípios, promovendo a formação de professores, disponibilizando material pedagógico e ferramentas didáticas para assegurar a melhoria do ensino de matemática em todo o país. A união e diálogo com os demais entes federativos passa a estabelecer padrões de desempenho nos diferentes sistemas de educação, estaduais e municipais, e reconhecendo a qualidade dos resultados de diferentes redes públicas”, avaliou Viana.
O programa já havia sido anunciado durante a 19ª Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP, realizada no Rio de Janeiro, em junho. Na ocasião, o ministro da Educação Camilo Santana explicou que o projeto tem como objetivo reduzir as desigualdades regionais no aprendizado. No vídeo divulgado, ao lado do presidente Lula, o ministro destacou alguns dos objetivos da iniciativa.
“[Vamos investir] na formação de professores; com ferramenta digital vamos avaliar o aluno, exatamente para o professor poder corrigir e traçar estratégias, mas, fundamentalmente, [vamos] formar professores e [produzir] material pedagógico focado nisso. Da mesma forma que estamos reconhecendo [os avanços] na alfabetização, vamos reconhecer também os avanços dos municípios e dos estados no aprendizado da matemática”
Com orçamento previsto de R$ 70 milhões em 2025, o programa destina recursos à formação de professores e gestores, além da oferta de materiais didáticos e apoio pedagógico às redes de ensino.
Na avaliação de Viana, o IMPA pode desempenhar um papel muito relevante na implantação do Toda Matemática. “Por meio de suas atividades correntes e futuras no espaço da educação básica, particularmente no domínio das Olimpíadas de Matemática e da formação continuada de professores e alunos. Cabe ressaltar que as redes de colaboração, de âmbito nacional, construídas em torno dessas iniciativas do IMPA constituem um instrumento precioso para a divulgação e execução da ações do Toda Matemática”.
O Instituto é responsável pela realização da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, e da Olimpíada Mirim-OBMEP, para alunos do 2º ao 5º ano do EF. As duas competições científicas alcançam 23,5 milhões de estudantes. O objetivo é identificar talentos, estimular e promover o estudo da Matemática, melhorar o ensino na educação básica, além de possibilitar acesso a material didático de qualidade.
“Outro ponto muito importante é a riqueza de dados sobre o panorama do ensino de matemática no Brasil que é fornecida a cada edição pela OBMEP e pela Olimpíada Mirim que constitui importantíssimo subsídio que o IMPA disponibiliza para a tomada de decisões pelos poderes públicos”, concluiu Viana.