Universidades paulistas ampliam vagas olímpicas, aponta Folha

 

As vagas olímpicas, destinadas a candidatos com medalhas em competições científicas, vêm se consolidando como um dos critérios de seleção mais valorizados em processos seletivos de universidades brasileiras. O IMPA Tech, programa de graduação do IMPA, se destaca entre as instituições que adotam esse modelo com a reserva de até 80% das vagas para medalhistas de cinco olimpíadas. A graduação gratuita do IMPA está com inscrições para o processo seletivo 2026 até 23 de dezembro. Confira aqui o Edital.

Reportagem publicada nesta segunda-feira (17) na Folha de S. Paulo, “USP, Unicamp e Unesp somam mais de 800 vagas para acesso por olimpíadas”, aponta que as três principais universidades de São Paulo adotaram a forma de ingresso. Ao todo, USP, Unicamp e Unesp destinam 818 vagas a estudantes premiados em olimpíadas científicas. Cada instituição define suas próprias regras: a Unesp abriu 451 vagas adicionais distribuídas por cursos de biológicas, exatas e humanas; a Unicamp oferece 133 vagas em 37 cursos; e o edital da USP prevê 234 vagas para o primeiro semestre de 2026.

As universidades afirmam que o objetivo do modelo é valorizar talentos identificados em competições e estimular a participação de estudantes do ensino médio nesses eventos. “O estudante olímpico costuma ter maior envolvimento acadêmico e predisposição para discutir problemas em alto nível”, disse José Alves, diretor da Comvest (Unicamp) à Folha.

Entre as competições aceitas pelas três universidades paulistas, está a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.  A maior olimpíada científica do Brasil, voltada especialmente a alunos da rede pública, é organizada pelo IMPA e reúne mais de 18,5 milhões de estudantes de todo o país. 

Desde sua criação, em 2005, a OBMEP tem sido porta de entrada ao ensino superior para milhares de estudantes. Antes mesmo das vagas olímpicas, a competição já tinha papel importante com iniciativas, como o PICMEque oferece aos estudantes universitários que se destacaram na olimpíada a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação. Os participantes recebem as bolsas através de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado e Doutorado).

Processo seletivo para o IMPA Tech
 

Concebido para formar profissionais altamente qualificados para o mercado, o IMPA Tech busca talentos em todo o Brasil, principalmente pelas olimpíadas científicas. O processo seletivo destina até 80% das vagas para medalhistas de cinco competições e 20% para estudantes com bom desempenho na prova de matemática do Enem.

Com currículo interdisciplinar e ênfases em Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física, o IMPA Tech oferece benefícios aos estudantes, como alojamento estudantil, bolsa alimentação e auxílio financeiro, além de passagens aéreas para candidatos aprovados que moram fora do Rio. Instalada no Porto Maravalley, hub tecnológico da Prefeitura do Rio de Janeiro, a graduação convive com um ecossistema de startups e empresas de tecnologia, reforçando a imersão dos estudantes em inovação.




$result.label