Mais de 300 medalhistas participam dos Encontros Regionais do PIC

 

Os Encontros Regionais do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) mobilizaram medalhistas da OBMEP em diferentes regiões do Brasil. Entre outubro e novembro, estudantes do Espírito Santo, Pernambuco e Acre participaram de atividades que aproximam os jovens da pesquisa, da matemática e do ambiente universitário. 


No Espírito Santo, os grupos PIC-ES01 e PIC-ES02 realizaram uma edição conjunta que reuniu 220 participantes de 25 municípios. O encontro ocorreu entre 3 e 4 de outubro, no SESC Praia Formosa, em Aracruz, sob a coordenação dos professores Alexandre Ferreira e Bernardo Barcellos. A programação contou com resolução de problemas, oficinas de jogos matemáticos, palestras e mesa-redonda. As atividades foram mediadas por representantes da OBMEP, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 
 

A parceria com o Laboratório de Telecomunicações (Labtel/UFES) garantiu momentos de experimentação prática, com destaque para os módulos interativos que aproximaram conceitos teóricos de aplicações tecnológicas.

No Acre, o PIC-AC se reuniu em 16 de outubro sob coordenação do professor Cleber Pereira. Reunindo cinco alunos, a programação contou com visita ao IFAC (Instituto Federal do Acre) e aos laboratórios de física e matemática e de impressão 3D.

Em Pernambuco, o grupo PIC-PE02, coordenado pelo professor Pedro Macário, realizou encontros em duas datas. O primeiro, em Afogados da Ingazeira, em 1º de novembro, reuniu 84 participantes. O segundo encontro, em Petrolina, aconteceu em 8 de novembro e contou com 37 participantes. A programação trouxe oficinas como “Geometria Viva e Cubo Mágico – Origami com papel Color Set”, além de atividades de probabilidade e análise combinatória com uso do Kahoot. Os estudantes também acompanharam a palestra “Contribuição da OBMEP para a educação brasileira”.


A aluna Maria Flávia Alves destacou o impacto positivo das atividades. “O Encontro Regional do PIC foi uma experiência muito boa, poder participar das oficinas faz com que a gente consiga mais conhecimento de uma forma leve e divertida, além disso conversar e trocar ideias com os outros participantes faz com que a gente aprenda mais ainda, foi muito bom participar e a experiência que tive e os conhecimentos levarei pra vida.”

Para Kemily Ferreira, que participou pela primeira vez de um Encontro Regional, o evento representou um momento marcante. “Foi um momento muito bom, diferente e especial. Tivemos várias atividades, desafios e brincadeiras que ajudaram a aproximar a gente e a deixar o clima mais leve. Conheci estudantes de outras escolas, troquei experiências e aprendi coisas novas que vou levar comigo. Foi um dia que me marcou bastante e que com certeza gostaria de viver de novo.”




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label