Os Encontros Regionais do PIC (Programa de Iniciação Científica Jr.) mobilizaram medalhistas da OBMEP em diferentes regiões do Brasil. Entre outubro e novembro, estudantes do Espírito Santo, Pernambuco e Acre participaram de atividades que aproximam os jovens da pesquisa, da matemática e do ambiente universitário.
No Espírito Santo, os grupos PIC-ES01 e PIC-ES02 realizaram uma edição conjunta que reuniu 220 participantes de 25 municípios. O encontro ocorreu entre 3 e 4 de outubro, no SESC Praia Formosa, em Aracruz, sob a coordenação dos professores Alexandre Ferreira e Bernardo Barcellos. A programação contou com resolução de problemas, oficinas de jogos matemáticos, palestras e mesa-redonda. As atividades foram mediadas por representantes da OBMEP, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).
A parceria com o Laboratório de Telecomunicações (Labtel/UFES) garantiu momentos de experimentação prática, com destaque para os módulos interativos que aproximaram conceitos teóricos de aplicações tecnológicas.
No Acre, o PIC-AC se reuniu em 16 de outubro sob coordenação do professor Cleber Pereira. Reunindo cinco alunos, a programação contou com visita ao IFAC (Instituto Federal do Acre) e aos laboratórios de física e matemática e de impressão 3D.
Em Pernambuco, o grupo PIC-PE02, coordenado pelo professor Pedro Macário, realizou encontros em duas datas. O primeiro, em Afogados da Ingazeira, em 1º de novembro, reuniu 84 participantes. O segundo encontro, em Petrolina, aconteceu em 8 de novembro e contou com 37 participantes. A programação trouxe oficinas como “Geometria Viva e Cubo Mágico – Origami com papel Color Set”, além de atividades de probabilidade e análise combinatória com uso do Kahoot. Os estudantes também acompanharam a palestra “Contribuição da OBMEP para a educação brasileira”.
A aluna Maria Flávia Alves destacou o impacto positivo das atividades. “O Encontro Regional do PIC foi uma experiência muito boa, poder participar das oficinas faz com que a gente consiga mais conhecimento de uma forma leve e divertida, além disso conversar e trocar ideias com os outros participantes faz com que a gente aprenda mais ainda, foi muito bom participar e a experiência que tive e os conhecimentos levarei pra vida.”
Para Kemily Ferreira, que participou pela primeira vez de um Encontro Regional, o evento representou um momento marcante. “Foi um momento muito bom, diferente e especial. Tivemos várias atividades, desafios e brincadeiras que ajudaram a aproximar a gente e a deixar o clima mais leve. Conheci estudantes de outras escolas, troquei experiências e aprendi coisas novas que vou levar comigo. Foi um dia que me marcou bastante e que com certeza gostaria de viver de novo.”