3ª edição da OBMEP Nível A abre inscrições nesta quarta (1º)

 

Nesta quarta-feira (1º), começa o período de inscrições para a 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível A). A olimpíada é destinada aos alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras. Estudantes de outras modalidades, como EJA, estão aptos a participar, desde que sua série escolar corresponda ao 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental. As inscrições vão até 29 de setembro e devem ser feitas, exclusivamente, pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais, e pelos representantes das escolas federais. Confira o regulamento completo neste link. 

A OBMEP Nível A é uma prova de fase única que consiste em 15 questões objetivas, e será aplicada em 26 de outubro nas escolas inscritas de todo o Brasil. A elaboração e disponibilização do material de provas é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que traz na abordagem das questões as características de raciocínio lógico e criatividade já conhecidas da OBMEP, competição realizada desde 2005 pelo Instituto para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ª ano do Ensino Médio. 

Na OBMEP Nível A, as Secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são responsáveis pela impressão do material de prova, por toda a logística de aplicação e correção das provas, bem como por qualquer eventual premiação que venham a definir.

Como se inscrever?

A inscrição para participação dos alunos na 3ª edição da OBMEP Nível A é gratuita e deve ser feita em nome das escolas, exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais, e pelos representantes das escolas federais. Para inscrever uma escola, a Secretaria ou o representante da Escola Federal deve acessar o link e preencher a ficha de inscrição no período de 1º a 29 de setembro. O link será enviado por e-mail para todas as Secretarias e representantes no dia 01 de setembro de 2021. Caso não receba, entre em contato por e-mail (nivela@obmep.org.br) ou por telefone (21 2529-5084).

Lançada em 2018, a OBMEP Nível A tem o objetivo de estimular o estudo da matemática e melhorar a qualidade da educação básica. Organizada pelo  IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição ainda visa a difusão da cultura matemática, assim como a identificação novos talentos e promoção da inclusão social a partir do conhecimento.

Para mais informações sobre a OBMEP Nível A, acesse este link.

 

 

Imagem: Freepik.




$result.label