Guia do Estudante destaca contribuição da OBMEP para educação

 

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) foi destaque na Revista Guia do Estudante, nesta quarta-feira (6), em uma reportagem que mostrou o impacto da competição para o ensino da matemática no Brasil. Aspectos como a melhora no desempenho dos alunos que participaram da OBMEP no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e a modalidade de ingresso de medalhistas em universidades por meio das vagas olímpicas, sem necessidade de prestar vestibular, foram destacados. A matéria também ressalta a trajetória de sucesso de Cocal dos Alves, cidade do interior do Piauí que ficou conhecida como “capital da matemática”, na competição.

Em entrevista à revista, Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP, destacou a importância da competição para o ensino no país. “Quando a escola se envolve é possível observar resultados positivos sobre todos os alunos. Esse estímulo tem reflexo em avaliações nacionais, como a Prova Brasil, Pisa e o Enem”, explicou. O veículo também abordou o Programa de Iniciação Científica JR. (PIC), destinado a medalhistas, apontando a importância da rede de professores que auxiliam os estudantes a ampliar o conhecimento científico na área.

A matéria destacou o excelente desempenho dos alunos de Cocal dos Alves (PI), na competição. Os estudantes da cidade são responsáveis por 45 das 92 medalhas de ouro conquistadas no Piauí ao longo das 15 edições da OBMEP. “Os três médicos que trabalham no município foram medalhistas e ingressaram na universidade  por conta da Obmep”, destacou Landim. 

Com a modalidade de vagas olímpicas, a OBMEP passou a ser a porta de entrada em três das setes melhores instituições públicas de ensino no país: USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista)

Em entrevista ao Guia do Estudante, Landim ainda afirmou que, quando aplicada no ensino fundamental, a olimpíada proporciona o equivalente a um ano e meio a mais na grade de ensino de matemática. “A instituição que se dedica ao projeto traz resultados extraordinários para os seus alunos”, comenta. A reportagem também trouxe algumas informações sobre a OBMEP Nível A, destinada a alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

 A reportagem está disponível na íntegra no site do Guia do Estudante.




$result.label