Prova da 2ª fase da OBMEP será realizada neste sábado (6)

 

Está chegando o grande dia em que os alunos classificados para a 2ª fase da 16ª OBMEP terão a chance de concorrer a medalha de ouro, prata ou bronze ou à menção honrosa na olimpíada. Muitos estudaram o ano inteiro para participar e a preparação pode ajudar no dia da prova. Organizamos uma lista de perguntas frequentes para ajudar alunos que ainda tenham dúvidas sobre a segunda fase da OBMEP. 

Quando e onde será realizada?

As provas da 2ª fase da OBMEP serão realizadas em 6 de novembro de 2021 (sábado), às 14h30 (horário de Brasília). É recomendado aos estudantes chegar aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Os locais de prova foram indicados pela Coordenação da OBMEP no link abaixo.

Clique aqui para acessar os locais de prova

Em função da pandemia da Covid-19, a utilização de máscara será obrigatória. O distanciamento exigido de acordo com as normas sanitárias será cumprido.

Como é a prova da 2ª fase?

A segunda fase da OBMEP consiste em uma prova composta por 6 (seis) questões discursivas. Os alunos deverão apresentar os cálculos bem como o raciocínio empregado.

Quanto tempo dura a prova?

A prova dura 3 (três) horas para todos os níveis. O aluno não poderá entregar a prova ou se ausentar da sala nos primeiros 45 (quarenta e cinco) minutos após o início da realização da prova.

Alunos sabatistas por convicção religiosa terão horário especial? 

Os alunos que guardam o sábado por convicções religiosas, previamente indicados pelas escolas como sabatistas, farão a prova em horário especial, após o pôr do sol. Entretanto, devem comparecer aos locais de prova no mesmo horário dos demais alunos e aguardar em sala reservada até o pôr do sol, quando iniciarão a realização da prova.

Quais os documentos necessários?

No dia da prova, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação legível (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), além de materiais como lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. A apresentação do cartão informativo não é obrigatória.

Materiais permitidos durante a prova?

Para preencher a prova, utilize unicamente lápis preto, borracha e caneta esferográfica na cor preta ou azul. As provas feitas a lápis somente serão corrigidas se as respostas estiverem visíveis e legíveis, por isso é recomendado o uso de caneta. Recomendamos que o aluno também tenha em mãos álcool em gel e máscaras extras. Ao aluno com deficiência visual será permitido o uso do Soroban (ábaco adaptado).

O que não posso usar?

Não é permitido usar livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, wearable tech, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie, chaves, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, sob pena de desclassificação. Ao ingressar na sala de provas o aluno deverá guardar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados, sob pena de desclassificação. O envelope porta-objetos deverá ser lacrado, identificado pelo aluno, e mantido embaixo da carteira durante a realização das provas, permanecendo lacrado até a saída definitiva do local de provas, sob pena de desclassificação.

Onde será divulgado o gabarito?

O gabarito oficial será publicado no site da OBMEP (www.obmep.org.br). Fique atento!

Quando vou saber o resultado?

A lista de estudantes premiados será divulgada no dia 18 de janeiro de 2022 no site da OBMEP (www.obmep.org.br).




$result.label