Tabata Amaral dá palestra inspiradora a jovens medalhistas da OBMEP

 

Qual é o maior sonho de vocês? Com essa pergunta, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) iniciou a conversa com os alunos participantes do 7º Encontro do Hotel de Hilbert, que começou nesta segunda-feira (16). Realizado em Florianópolis (SC), o evento contou com apoio financeiro da deputada, que destinou recursos de uma emenda parlamentar para financiar esta e a próxima edição da iniciativa, que acontece em 2023.

 

Durante a palestra, Tabata falou aos estudantes sobre a sua relação com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), que começou quando cursava o 6º ano do Ensino Fundamental. Filha de uma bordadeira e de um cobrador de ônibus, a parlamentar foi criada na Vila Missionária, bairro no sul da capital paulista, e conquistou sua primeira medalha na competição aos 12 anos. O feito foi o pontapé para a construção de um sólido repertório em competições científicas. 

 

“A olimpíada me deu oportunidades para estudar, me fez vislumbrar um futuro diferente para mim, mas se não fosse pelos meus professores, não teria conseguido. Não sei se teria terminado o ensino médio no colégio particular, mas porque os meus professores estavam lá, eu consegui. E consegui ir galgando esses espaços em olimpíadas”, relembrou.

 

A OBMEP foi um divisor de águas na vida de Tabata que, por causa do bom desempenho na competição, conseguiu uma bolsa de estudos em uma escola particular. Ao terminar o Ensino Médio, a parlamentar havia conquistado mais de 40 medalhas em competições de matemática e ciências, além de ter representado o Brasil em cinco competições internacionais.

 

“Tive que estudar bastante, como sempre gostei de fazer. Tinha que ajudar em casa, ajudava nos bordados e tentava dar aulas particulares. Mas por causa dos meus professores, fui seguindo. Imagino que vocês também estejam enfrentando dificuldades, cada um à sua maneira. Às vezes, a dificuldade vem de dentro, às vezes é uma doença na família ou o dinheiro que está apertado. Queria dizer a vocês que é muito importante pedir ajuda”, comentou Tabata. 

 

O bate papo terminou com uma mensagem inspiradora. A deputada incentivou os alunos a sonhar alto e a buscar apoio dos professores para vencer os obstáculos. “Quero ter certeza de que vocês não vão desistir desses sonhos e que vocês vão pedir ajuda!”, disse.

 

O Encontro do Hotel de Hilbert reúne, até quinta-feira (19), alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio para participar de uma imersão matemática de quatro dias. O evento inclui atividades como aulas, palestras e desafios, sem qualquer custo para os alunos participantes




$result.label