IMPA Tech: "uma forma democrática de atender o país", diz Viana

 

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o  diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, apresentaram nesta quinta-feira (17) detalhes do projeto Porto Maravalley (Pomar) - um empreendido, localizado na região Portuária da capital fluminense, que vai abrigar o primeiro curso de graduação do IMPA, além de uma série de startups de alta tecnologia, empresas e escritórios de investidores.

 

O curso de bacharelado do instituto, que terá duração de quatro anos, será inteiramente gratuito e a seleção dos alunos ocorrerá, principalmente, a partir do desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento, entre elas, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), promovida pelo IMPA desde 2005.

 

“O objetivo do IMPA é ajudar a suprir a carência que o Brasil tem por jovens talentos para a matemática. A proposta aqui é realizar um bacharelado de excelência com produção acadêmica inovadora. Queremos que o desempenho dos estudantes em olimpíadas de conhecimento, em particular a OBMEP, tenha um peso importante na seleção desses alunos. É uma forma democrática de abraçarmos todo o país, pois a OBMEP ingressa em todo território nacional e observa a capacidade de raciocínio e não de conhecimento. Com isso, a escola onde cada um estuda tem menor importância do que o conhecimento”, afirmou Viana.  

 

Ao todo, 100 estudantes serão selecionados anualmente para a graduação e contemplados com uma bolsa de estudos. A previsão é que as obras do espaço, iniciadas nesta quinta-feira, sejam concluídas no ano que vem. Já a graduação está prevista para começar no primeiro semestre de 2024. 

 

O curso contará com um ciclo básico nos primeiros anos e posteriormente os estudantes escolhem uma das quatro ênfases: Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física. 

 

Viana enfatizou que o projeto faz parte do ciclo natural de desenvolvimento da instituição que cada vez mais tem estreitado laços com o setor produtivo. “Estamos cada vez mais presentes na transferência da matemática; de processos produtivos; na transferência do conhecimento para solucionar problemas concretos.”

 

Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, abordou a importância do IMPA na região, que ocupará a maior parte do empreendimento.  

 

“Será um marco no desenvolvimento do Rio. Você terá a OBMEP, que é incrível, e será o principal elemento de seleção para quem vier estudar aqui. É uma oportunidade para quem vem de escola pública, que enfrenta todo tipo de dificuldade e barreira e poderá vir estudar em uma das melhores faculdades de matemática do mundo. A gente tem que se tocar disso: o IMPA é comparado com Harvard e a outras universidades sofisticadas e que agora vem para o Porto de uma forma democrática para formarmos gente em matemática que é a ciência do futuro.”

 

Porto Maravalley

O espaço, que recebeu o nome de Porto Maravalley, foi inspirado na região do Vale do Silício, na Califórnia, EUA. O empreendimento ficará em um imóvel da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCpar) cedido pelo município e terá 10 mil metros quadrados. 

 

A prefeitura do Rio investirá ao todo R$ 30 milhões no espaço que será administrado por um conselho de governança, semelhante ao que opera o Museu do Amanhã, na Praça Mauá. O conselho definirá, por exemplo, as startups que irão integrar o espaço. As empresas que se instalarem no local poderão se beneficiar de ISS reduzido: de 5% para 2%. 

 

O secretário municipal de Desenvolvimento, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões, classificou o projeto como um divisor de águas para o Rio e disse ter expectativa que o futuro vencedor do prêmio Nobel faça parte do projeto. Ele ainda lembrou ao público que o único latino americano a conquistar a medalha Fields - maior honraria da matemática - foi Artur Avila, pesquisador do IMPA. 

 

A expectativa é que o Pomar conte com 1000 empreendedores; mais de 200 startups e gere mais de 5 mil empregos. 

 




$result.label