“A OBMEP foi a olimpíada que me abriu portas”, diz medalhista

 

Multimedalhista em diversas olimpíadas do conhecimento, Leonardo Juliano Melito, de 18 anos, morador de Erechim, no Rio Grande do Sul, conta que foi a OBMEP a responsável por incentivá-lo a participar de outras competições científicas. Hoje, o jovem acumula dez medalhas de diferentes olimpíadas - quatro delas da OBMEP: duas de bronze, uma de prata e uma de ouro. Ele conquistou ainda uma menção honrosa. 

“A OBMEP foi minha primeira olimpíada e minha primeira medalha, aos 13 anos [bronze]. Foi a que me abriu as portas, me fez perceber que tinha talento para matemática e com isso pude aprimorar meus estudos e transferir esse aprendizado para outras áreas do conhecimento.”

O desempenho do jovem garantiu uma vaga no PIC (Programa de Iniciação Científica Júnior), que oferece uma bolsa de R$ 100 mensais do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para que alunos de escolas públicas premiados com medalhas integrem grupos de estudos com foco em matemática. Para Leonardo, a participação no programa foi decisiva para progredir inclusive em outras disciplinas.  

“A OBMEP me fez perceber que poderia focar neste caminho acadêmico. Com o PIC, ganhei pela segunda vez uma medalha de bronze, fiz o PIC de novo e ganhei meu primeiro e único ouro na OBMEP. Eu via o pessoal recebendo e achava que nunca conseguiria. Depois, vieram outras medalhas. Fui premiado nas Olimpíadas Nacional de Ciências (ONC); de Astronomia (OBA); de Física e na Olimpíada Regional de Matemática do Rio Grande do Sul. Se não fosse a OBMEP, não teria descoberto essas outras áreas.”

A tão esperada medalha dourada foi alcançada em 2019. Na última 17ª edição da OBMEP, em 2022, Leonardo conquistou a medalha de prata - que ainda será entregue. 

Filho de professora da rede pública, o jovem conta que o incentivo dos pais foi determinante para alcançar todos os resultados. “Minha mãe sabia o poder que a OBMEP tinha e por isso meus pais me incentivaram muito a estudar e participar. Grande parte do mérito é deles.”

Com foco nos estudos, ao concluir o Ensino Fundamental II, Leonardo precisou deixar a cidade natal, aos 15 anos, para cursar o Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo - que fica a 80 km de Erechim. “Comecei morando na casa de um casal de amigos da minha família e logo depois fui morar sozinho, mas já sabia me virar.”

Neste ano, o estudante se prepara para mais uma mudança de endereço - também motivada pelos estudos. Leonardo está a caminho do Rio de Janeiro. Ele vai cursar Economia em uma universidade particular na cidade maravilhosa. 




$result.label