IMPA recebe inscrições para o Prolímpico até 7 de fevereiro

 

O IMPA abriu inscrições para o 6º Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos (Prolímpico), que tem como objetivo fortalecer a cultura olímpica em escolas de todo o país e incentivar a formação de professores voltados para competições matemáticas.

Os interessados podem se candidatar até 7 de fevereiro pelo site do IMPA e os resultados serão enviados por e-mail. As inscrições são gratuitas. As aulas vão ocorrer de forma online entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2023 e serão disponibilizadas através do YouTube do IMPA.

“Nosso foco nesta edição do Prolímpico é apresentar aos professores de todo o país alguns tópicos que estão presentes em competições internacionais e que, ainda assim, são conectados com os conteúdos curriculares da escola e podem ser aplicados em sala de aula”, destacou Krerley Oliveira, coordenador do programa ao lado do professor Samuel Barbosa.

Realizado desde 2020, o programa está dividido em quatro módulos. O nível A é voltado para professores do Ensino Fundamental I e abrange conteúdos do 3º ao 5º ano. Já o nível 1 é focado nos docentes do Ensino Fundamental II, do 6º e 7º ano; o nível 2 engloba os professores do 8º ao 9º ano, e por fim, o nível 3 está voltado para professores do Ensino Médio. É possível se inscrever para mais de um módulo.

A intenção do programa é trazer conhecimentos mais específicos para os participantes, de acordo com a faixa de atuação, e incentivar a cultura olímpica desde cedo nas escolas. 

A 6ª edição do Prolímpico vai abordar os temas: Por trás dos Problemas Olímpicos; Combinatória; Geometria; Aritmética; Competições Internacionais de Nível Intermediário e Aplicações dos Números Complexos em Problemas Olímpicos. O programa contará ainda com oficinas de problemas e uma avaliação dos minicursos – que vão ocorrer através do Google Classroom. Os participantes que completarem todas as avaliações vão receber um certificado digital.

Como participar: 

Todas as inscrições devem ser feitas através do sistema https://institucional.impa.br/ até o dia 07 de fevereiro;

Os candidatos receberão confirmação de inscrição e um convite por e-mail para participar das aulas pela plataforma Google Classroom;

As aulas de todos os níveis serão disponibilizadas no Youtube do IMPA;

As oficinas de problemas e avaliações dos minicursos ocorrerão na plataforma Google Classroom;

Ao final de cada aula, um formulário online sobre os minicursos será enviado para o participante. O documento deverá ser respondido até às 22h, horário de Brasília, de cada dia.

Somente os professores que completarem os formulários receberão certificado de participação em formato digital.




$result.label