29º Colóquio Brasileiro de Matemática tem sessão de olimpíadas

 

Será realizada entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a Sessão de Olimpíadas de Matemática, como parte da programação do 29º Colóquio Brasileiro de Matemática. 

Serão dez palestras destinadas a alunos do último ano do ensino fundamental, do ensino médio e universitários, além de professores. A entrada é franca, e a programação completa pode ser vista emhttp://migre.me/fADfL

- Esta sessão foi novamente incluída na programação do Colóquio em virtude da crescente importância do movimento olímpico para a matemática básica no Brasil - explica o pesquisador do IMPA Emanuel Carneiro, um dos organizadores da sessão. A ideia, segundo ele, é permitir uma interação entre jovens alunos e matemáticos de diversos níveis presentes no IMPA nesta semana de Colóquio.

Ainda de acordo com o professor Emanuel Carneiro, o objetivo é dar uma chance para que alunos olímpicos e os seus professores tenham uma breve perspectiva da matemática de nível superior. “Eles vão ver como esta matemática olímpica que eles estão aprendendo agora pode ser usada bem adiante na carreira”, comenta Carneiro.

Nas cinco palestras da parte da manhã (com duração de 3 horas cada), o objetivo é prover um treinamento olímpico em nível Intermediário, no estilo do treinamento do POTI – Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo. As palestras serão dadas por alguns dos mais renomados professores de olimpíadas de matemática do país. Já as cinco palestras da parte da tarde (com duração de 1h30 cada) serão dadas por professores universitários, com experiência olímpica. 

A iniciativa não é restrita a alunos participantes de olimpíadas de matemática. Qualquer aluno do Ensino Fundamental ou Médio pode assistir às palestras da Sessão. 

- Pode ser, por exemplo, alguém se preparando para o vestibular, ou um aluno universitário etc. Mas vale ressaltar que a programação da manhã é pensada como treinamento olímpico, e a da tarde como palestras gerais de matemática básica.

Alunos e professores interessados em assistir às palestras da Sessão de Olimpíada do Colóquio devem se inscrever pelo e-mail 29cbmolimpiada@gmail.com, colocando no título "29 CBM - Sessão de Olimpíadas de Matemática".

Sessão de Olimpíadas de Matemática
29 de julho a 2 de agosto de 2013
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)
Estrada Dona Castorina, 110, Jardim Botânico - Rio de Janeiro (RJ)
Entrada franca (somente para assistir às palestras da Sessão de Olimpíadas, o que não dá direito ao material do Colóquio nem ao certificado de participação).

Sobre o 29º Colóquio Brasileiro de Matemática 
O Colóquio Brasileiro de Matemática é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira. Realizado bianualmente desde 1957, conta com a participação de diversos cientistas de renome internacional, destacados pesquisadores brasileiros e estudantes de graduação e pós-graduação de todo o país.