Encontro sobre OBMEP em Governador Valadares - MG

 

No dia 30 de maio, realizou-se no auditório da Escola Estadual Prefeito Joaquim Pedro Nascimento, em Gov. Valadares (MG), o seminário com o tema "A OBMEP transformando sonhos em realidade”
 
O município de Governador Valadares é conhecido como “cidade universitária” pelas inúmeras faculdades e universidades que abriga. Suas escolas participam da OBMEP desde 2005, sendo que em 2014 100% das escolas foram inscritas (mais de 27.000 alunos inscritos).
 
Governador Valadares teve apenas um aluno medalhista de ouro desde 2005. Na OBMEP 2013, o município não teve medalhista de ouro nem de prata, e apenas quatro medalhistas de bronze. Por essa razão o município foi escolhido para a realização da 1ª caravana da OBMEP na região MG03.
 
O evento foi organizado pela coordenação regional da OBMEP na região dos vales (Vale do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Aço) e teve o apoio da Superintendência de Ensino de Governador Valadares.  A Caravana OBMEP integra o conjunto de ações comemorativas da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 
 
Com a presença de professores de matemática e de alunos convidados do município de Governador Valadares, o seminário foi aberto pela Superintendente Regional de Ensino, Srª Sandra Márcia, que mostrou preocupação com os resultados apresentados na Olimpíada. Ela também colocou a S.R.E à disposição para que, junto com a coordenação regional, o quadro atual possa ser revertido.
 
Foram apresentados pelo coordenador regional Carlos Torrente o relatório da OBMEP de 2005 a 20013, e os programa oferecidos aos alunos premiados pela Olimpíada, como PIC, PICME, PECI, PROF e POTI, além do portal de matemática e OBMEP na escola. Foi solicitado mais envolvimento dos educadores e, principalmente, mais apoio aos alunos que se classificam para a 2ª fase, pois nem sempre eles recebem as informações adequadas.
O Professor Antônio Carlos Mendes, premiado em 2012 e 2013, atuante na E.E. José Severino, no município de Sobrália, apresentou o seu projeto de preparação de alunos, em horário extra-turno, que culminou com vários alunos premiados em todas as edições da OBMEP.
 
Os presentes ouviram o depoimento da aluna Raquel Gama, medalhista em várias edições da OBMEP, ex-aluna da E.E. Professora Theolinda de Souza Carmo, do município de Governador Valadares, hoje aluna do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Raquel acaba de conquistar uma bolsa para participar de um Programa de Iniciação Científica na França. “Nada disso seria possível se não fosse a OBMEP”, comentou a aluna.
 
Logo em seguida, o Prof. Seme Gebara Neto (UFMG), coordenador regional MG01, proferiu uma palestra. Dentre vários assuntos, ele comentou sobre alguns problemas de provas anteriores, mostrando a  importância de desenvolver nos alunos o raciocínio lógico, o que facilitaria a resolução dos problemas considerados "difíceis".
 
Compareceram ao evento 154 professores e oito alunos, além da Superintendente de Ensino do município de Manhuaçu, Srª Patrícia Luciene Fialho, e a coordenadora da OBMEP na S.R.E. de Manhuaçu, Srª Elaine Ribeiro, que solicitaram que o mesmo evento seja realizado no município de Manhuaçu.
 

Após o encerramento do evento, os organizadores foram procurados por vários educadores, que mostraram grande satisfação por terem participado do encontro e propuseram que outras iniciativas semelhantes fossem realizadas. 




$result.label $result.label