Premiação Regional de Pará 01

 


Os estudantes de 76 municípios paraenses que tiveram os melhores desempenhos na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada em 2013, foram premiados durante a solenidade realizada na tarde do dia 4 de junho, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA). Também estiveram presentes ao evento, além dos alunos premiados, a presidente do Conselho Estadual de Educação, profª Suely Menezes; professor Edmilson Lima, Coordenador de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), representando o Secretário de Estado; o Diretor de Ensino Médio da SEDUC, professor Franciney Palheta, representando o Secretario de Estado de Educação; o representante da administração do Instituto de educação Federal de Ciência e Tecnologia (IFPA), prof. Raimundo Neves; os secretários municipais de educação dos municípios paraenses de Santa Cruz do Arari e Santarém Novo (premiadas), Mãe do Rio, Ipixuna, Igarapé Açu e Breves (com alunos e escolas premiadas); além de demais professores, dirigentes de escolas contempladas e pais de alunos.

A sessão, presidida pelo professor José Augusto Fernandes, da faculdade de matemática da Universidade Federal do Pará (UFPA)  e coordenador da regional PA01 da OBMEP, foi traduzida em Libras pela professora Marilene Marques, da Coordenação de Educação Especial da SEDUC, em especial atenção à medalhista Sabrina Garcia Cardoso do município de Mãe do Rio, que é deficiente auditiva.

Após a composição da mesa dirigente dos trabalhos e execução do hino nacional, e antes da entrega das premiações, o Coordenador Regional fez uma exposição, apresentando a OBMEP, seus programas e números nacionais e regionais.

Ao todo, 39 estudantes receberam medalhas (33, de bronze; 4, de prata; e 2, de ouro); seis professores foram agraciados com diploma e assinatura da “Revista do Professor”; um professor, além desses dois prêmios, ganhou um tablet. Da mesma forma, nove escolas receberam diploma e kit de material didático – composto por provas, banco de questões, apostilas, vídeos, entre outros; bem como duas Secretarias Municipais de Educação – de Santarém Novo e de Santa Cruz do Arari – ganharam troféus.

O aluno Erik Rodolfo Souza Trindade, medalhista de ouro, em entrevistas concedidas por ocasião da cerimônia nacional, sempre citou as pessoas importantes para que ele começasse a gostar e se aperfeiçoar no estudo da matemática, que foram os professores Antônio de Pádua Queiroz e Paulo Magalhães, que foram convidados à solenidade e chamados para entregar a medalha e o diploma desse estudante, que hoje é aluno do curso de Licenciatura em Matemática da UFPA.

O professor Andrey Helton Goulard Flexa, que há quatro anos desenvolve interessante trabalho de treinamento de alunos no município de Castanhal com vistas à participação de seus alunos na OBMEP, professor esse premiado na OBMEP 2012, além de acompanhar os três alunos medalhistas do seu município, trouxe os alunos recebedores de menções honrosas, como forma de estimulá-los nas próximas participações.

Entre os interessantes depoimentos públicos elogiando a OBMEP, destacamos o do professor Valdemir Mendes Gomes, do Centro de Internação de Adolescentes, que explanou o quanto tem sido gratificante trabalhar a OBMEP junto aos detentos.

A solenidade foi encerrada com a execução do hino do Pará e, após a seção de fotos, foi servido um lanche a todos.




$result.label $result.label $result.label