Encontros com as Escolas no Pará - Santarém

 

No dia 16 de junho deste ano, aconteceu no município de Belterra (PA) um encontro para divulgar as atividades da OBMEP.  Elevada à categoria de município em 1995, Belterra ficou conhecida por ter sido cedida pelo governo brasileiro à companhia Ford na década de 30, onde a produção e esportação de látex se tornou a principal fonte de renda do município.

 
A equipe da OBMEP esteve composta pelo coordenador regional, prof. Mario Tanaka e pelos professores José Ricardo Mafra - UFOPA e pelo atual coordenador do curso de Matemática o professor Jose Antônio de Oliveira Aquino - UFOPA.
 
Com pouco mais de 70 participantes, entiveram no local o representante da Secretaria de Educação do município, 10 diretores de escolas e alguns alunos da rede pública de ensino.
 
Dentre outras situações, a comunidade local ressaltou o problema que vinha acontecendo em relação a participação dos alunos na 2 fase da OBMEP. Segundo os locais, os dois centros de aplicação ficavam afastados e isso contribuia para a desistência de aguns alunos. E com isso os mesmos colocaram a necessidade da criação de mais 3 centros de aplicação.
 
Já no dia 24 de junho de 2014, foi realizado um encontro no município de Curuá para divulgar as atividades da OBMEP.
 
A equipe da Olimpíada foi integrada pelo coordenador regional, professor Mario Tanaka, professor José Ricardo Mafra (UFOPA) e pelo aluno medalhista Wellington Davi dos Santos, hoje na Universidade Federal do Oeste do Pará.
 
No encontro, estiveram presentes o representante da secretaria de educação do município, alguns diretores de escolas e alguns alunos da rede municipal.
 
Cerca de 50 participantes expuseram para a equipe da OBMEP um pouco dos problemas que vêm impedindo uma melhor participação do município na olimpíada. Por exemplo, a não participação das escolas das áreas de várzea, cujo acesso fica prejudicado nos períodos de cheia dos rios da região. Contudo, os gestores se comprometeram a encontrar alternativas para que, em 2015, algumas destas escolas possam participar da olimpíada. 

Ambos os encontros foram proveitosos no sentido de divulgar todo o trabalho da OBMEP e seus novos projetos.




$result.label $result.label $result.label $result.label