Cerimônia Nacional de Premiação - OBMEP 2014

 

Aconteceu no dia 20 de julho a solenidade que homenageou os vencedores da OBMEP 2014. Medalhistas de ouro (465  dos 501 premiados) e  os  cinco alunos com melhor pontuação de estados que não conquistaram medalhas de ouro se reuniram no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para uma celebração emocionante.

 

A festa começou no dia anterior - os jovens, de todos os estados do Brasil, acompanhados dos coordenadores regionais da OBMEP, chegaram ao Rio de Janeiro no dia 19 de julho. Receberam as boas-vindas da equipe da OBMEP Central,  jantaram juntos e participaram de um evento cultural. Na manhã do dia 20, no hotel, assistiram com muito interesse ao depoimento do Prof. Artur Ávila (pesquisador do IMPA e do CNRS e ganhador da Medalha Fields em 2014), que contou um pouco de sua trajetória acadêmica.

 

No inicio da tarde, 470 alunos e cerca de 110 coordenadores regionais e de iniciação científica se dirigiram ao Theatro Municipal. Era o momento que todos esperavam. Reunidos, eles receberam suas medalhas das mãos das seguintes autoridades: o Ministro da Educação, Sr. Renato Janine Ribeiro; o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sr. Aldo Rebello; os Secretários Estaduais do Rio de Janeiro,  Sr. Antônio Carlos Neto, da Educação e  Sr. Gustavo Tutuca, da Ciência e Tecnologia e Informação (ambos representando o Governador do Estado do Rio de Janeiro); Prof.  Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências; o Presidente da Sociedade Brasileira de Matemática,  Prof. Marcelo Viana; o Vice-Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência,  Prof. Ildeu de Castro Moreira;  o Prof. Cláudio Landim, Coordenador Geral da OBMEP e Diretor Adjunto do IMPA e o Prof. César Camacho, Diretor Geral do IMPA.

 

10 Anos de OBMEP

 

Além da premiação dos medalhistas de ouro de 2014, a Cerimônia trazia uma comemoração especial pois marcava os 10 anos de realização da Olimpíada. Por isso, foram convidados a participar 10 ex-alunos e 10 professores que se destacaram nesse período. Exemplos de superação, dedicação e empenho, esses homenageados têm sido  fundamentais na disseminação da importância do envolvimento das escolas, professores e alunos na OBMEP. Receberam das mãos do Prof. Artur Ávila e dos Ministros do MEC e do MCTI um troféu alusivo à comemoração.


Os ex-alunos são:

 

       1.   Alvaro Krüger Ramos, de Porto Alegre – Rio Grande Do Sul

2.   André Macieira Braga, de Belo Horizonte – Minas Gerais

3.   Gerson Tavares Camara de Souza, de  São Paulo, Capital

4.   João Lucas Gambarra, de Quixaba – Pernambuco

5.   Marli dos Reis Cantarino, de  Rio Grande Da Serra – São Paulo

6.   Marta de Fatima Severiano De Oliveira, de Coité Do Noia – Alagoas

7.   Ricardo Oliveira Da Silva, de Várzea Alegre – Ceará

8.   Tábata Amaral De Pontes, de São Paulo, Capital

9.   Thais Silva Do Nascimento, de Campo Verde – Mato Grosso

10.  Willian Diego Oliveira, de Cruzeiro do Oeste – Paraná

 

   Os professores são:

 

1.   Alessandra Lisboa da Silva e Marcos Paulo Barbosa, de Ceilândia, Distrito Federal

2.   Antonio Cardoso do Amaral, de Cocal Dos Alves - Piauí

3.   Ari Friederichs, de São Miquel Do Oeste – Santa Catarina

4.   Cristiane Antunes Maeda, da Cidade de Pilar Do Sul – São Paulo

5.   Geraldo Amintas, de Dores Do Turvo – Minas Gerais

6.   Jonilda Alves Ferreira, da Cidade de Paulista - Paraíba

7.   Luiz Felipe Lins, do Rio de Janeiro, Capital

8.   Maria Botelho Alves Pena, de Uberlândia – Minas Gerais

9.   Maria Aparecida de Souza Mendes, de Jacundá, no Pará

 

Foram momentos muito marcantes. Em seu discurso, o prof. César Camacho, Diretor Geral do IMPA, instituição responsável pela realização da OBMEP, resumiu o sentimento de todos os que colaboram no projeto:

 

"...Nesses dez anos,  a OBMEP evoluiu muito, deixando de ser apenas uma competição para transformar-se em um projeto educacional de grande alcance. Escolas de alto desempenho estão auxiliando outras, conseguindo resultados rápidos e muito positivos. Projetos específicos para zonas carentes, como o do Vale Do Jequitinhonha,  estão dando resultados extraordinários. A produção de vídeos de alta qualidade didática disponíveis na internet é um sucesso com números extraordinários de acesso.
...

Todos que participamos da organização da OBMEP temos enorme satisfação em acompanhar milhares de estudantes medalhistas na trilha da Escola até a Universidade, onde seguem estudos, na sua maioria nas Ciências Exatas e engenharias. Muitos desses estudantes jamais tinham sonhado sequer deixar a sua cidade."


Após o encerramento da cerimônia, os pais presentes puderam confraternizar com seus filhos homenageados.

De volta ao hotel, os alunos e professores participaram de um jantar de confraternização. Os alunos premiados também em outras edições (tri, tetra, penta, hexa e heptacampeões) receberam equipamentos
doados pelo Itaú Unibanco. O Instituto TIM ofertou 100 tablets  que foram sorteados aos alunos presentes.

Na terça-feira, dia 21, todas as delegações retornaram para seus estados com suas medalhas,  alegres e motivados. Foi interessante ouvir o depoimento dos alunos mais novos (11 e 12 anos) - "vou me esforçar ainda mais este ano para poder voltar ano que vem."

A todos os premiados, nossos parabéns!

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label