Programa Oficinas de Formação OBMEP- Alagoas

 

Nos dias 21 e 22 de agosto de 2015 ocorreu em Arapiraca, Alagoas,  o evento de encerramento de mais um módulo do Programa Oficinas de Formação/OBMEP. O Programa é baseado na Metodologia da Resolução de Problemas, prevista nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e prepara os professores da rede pública para ministrarem suas aulas de matemática baseando-se em problemas, principalmente os da OBMEP. Os professores aprendem a identificar nos problemas da OBMEP os conteúdos matemáticos previstos nas Matrizes de Referência da Prova Brasil/Saeb e definem estratégias para resolvê-los. O Programa Oficinas de Formação foi implantado em Alagoas em 2013 e tem previsão de 4 módulos semestrais ou anuais. Desde sua implantação, ingressaram duas turmas, uma em 2013 e outra em 2014.

 

Participaram do evento de encerramento 20 professores, 11 dos quais encerraram o módulo II e 9 encerraram o módulo III. Os professores são provenientes de 11 municípios: Arapiraca, Coité do Noia, Feira Grande, Girau do Ponciano, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Maceió, Penedo, São Miguel dos Campos, Taquarana e Traipu.  

 

 

O módulo iniciou em abril e foram realizadas 6 oficinas presenciais e cada professor executou 4 tarefas em sua sala de aula a partir do aprendizado nas ofcinas. A 4a tarefa foi apresentada individualmente por cada professor, como pôster no evento de encerramento. Além dessas apresentações, houve palestras, mesa redonda e discussão de grupos de professores para análise do impacto das oficinas em seu trabalho em sala de aula. Um levantamento dos resultados da OBMEP nas cidades envolvidas nesta formação, mostrou um crescimento de premiados nos últimos 4 anos.

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label