Caravanas da OBMEP-AL

 

Durante os meses de abril e maio de 2015 foram realizadas caravanas da OBMEP em três escolas do município de Arapiraca-AL. A escolha da cidade e das escolas se deu em decorrência das Oficinas de Formação de Professores realizadas desde 2013 na UFAL, campus Arapiraca. Os professores de matemática de escolas públicas envolvidos na formação sugeriram as escolas e ajudaram na organização das caravanas. Aliás, uma importante conquista da OBMEP nesta região tem sido a parceria alcançada com estes professores da rede pública, os quais têm sido nossos colaboradores nas atividades de divulgação da OBMEP. Eles fizeram parte das equipes organizadoras das caravanas. A seguir encontram-se descritos detalhes das três caravanas:

 

CARAVANA À ESCOLA ESTADUAL MANOEL ANDRÉ. A visita foi realizada no dia 11 de abril de 2015, às 9 da manhã. A escola convidou alunos e pais de alunos para a palestra da OBMEP e incluiu o evento como parte das atividades dos alunos. A professora do ensino fundamental Lilian Cristine Neves, que leciona na escola e participa do Programa Oficina de Formação OBMEP, articulou o evento junto à escola. Assim, a equipe organizadora da caravana foi formada pelo CR de Alagoas, seus apoios secretariais, pela professora Lilian e pela direção da escola. A palestra focou na importância da OBMEP e foram mostrados os resultados do projeto em alagoas nos últimos 10 anos, com destaque para Coité do Noia e alunos medalhistas de outros municípios.  Estiveram presentes cerca de 300 alunos.  

 

CARAVANA À ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MONS. JOSÉ SOARES. A visita foi realizada no dia 09 de maio de 2015, às 8 da manhã. O professor Herbert Wagner Valeriano, que leciona na escola e participa do Programa Oficina de Formação OBMEP, articulou o evento junto à escola. A equipe de professores da escola, junto com a direção, participaram intensamente na organização do evento. Na ocasião foi feita a entrega dos certificados de menção honrosa aos alunos, em uma bonita festa oferecida pela escola. A exemplo da palestra na outra caravana, focamos na importância da OBMEP e nos resultados do projeto em Alagoas nos últimos 10 anos.  Estiveram presentes cerca de 80 alunos.  

 

CARAVANA À ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA. Esta foi a maior caravana, realizada no dia 16 de maio de 2015. Como a escola atende a muitos alunos, o evento foi realizado em dois turnos: às 9 da manhã, com um grupo de cerca de 500 alunos, e às 14h com outro grupo com cerca de 400 alunos. A escola realizou uma grande festa em cada turno. Antes da apresentação da OBMEP, houve apresentações musicais locais e apresentação artística dos alunos. A exemplo das palestras nas outras caravanas, focamos na importância da OBMEP e nos resultados do projeto em Alagoas nos últimos 10 anos. Grande parte dos alunos disse não conhecer os projetos ligados à OBMEP e demonstraram bastante interesse.




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label