Cerimônia Nacional de Premiação - OBMEP 2015

 

A cerimônia de premiação dos medalhistas de ouro da 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), em 7 de novembro, reuniu 481 estudantes de todos os Estados do Brasil, no Centro de Convenções do Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

 

Participaram da solenidade cerca de 1500 pessoas, entre responsáveis por alunos, convidados, gestores, professores das escolas dos premiados e autoridades, como os ministros Mendonça de Barros Filho (Educação) –representando o presidente da República – e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e o secretário estadual de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer.

 

 

Também estiveram presentes os pesquisadores eméritos e ex-diretores-geral do IMPA, Cesar Camacho e Jacob Palis, em nome do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich; Hilário Alencar, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e Ildeu de Castro Moreira, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), representando a presidente Helena Nader.

 

 

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, comemorou os resultados da OBMEP para a educação nacional.  “A OBMEP está contribuindo para ajudar a melhorar o panorama da Matemática nas nossas escolas”, destacou. Segundo Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA, estudos independentes indicam que escolas que participam ativamente da OBMEP melhoram em 20% o desempenho no ENEM e obtém 26 pontos a mais na Prova Brasil do que outras que não se engajam na competição.  “Esses 26 pontos significam um ano e meio de ensino. Nossa preocupação não é só formar esses alunos, mas contribuir com o aprimoramento da Matemática no país”, afirmou.

 

 

O ministro da Educação, Mendonça Filho, reconheceu que o Brasil está extremamente defasado na área de Educação, mas destacou que o Governo Federal é um parceiro ativo e decisivo do IMPA. “Investimos R$ 26 milhões na OBMEP e temos certeza de que tomamos uma decisão correta. A Matemática é uma ciência fundamental para que o Brasil possa progredir e crescer. O Brasil é a oitava economia do mundo e, infelizmente, o desempenho educacional não é equivalente a nossa economia”. Para Gilberto Kassab, “a Matemática é fundamental na Ciência e na Engenharia, e em tantas aplicações para podermos ter um Brasil melhor”.

 

 

O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Wagner Victer, disse que a OBMEP “é uma das mais importantes políticas públicas que o governo desenvolveu”, afirmou.

 

 

Medalhistas

 

Após a cerimônia de premiação, os estudantes participaram de sorteio de brindes e tiveram a noite livre para o lazer, com o ouro no peito e o gostinho de saudade, já que no dia seguinte retornariam para seus municípios.

 

Eles chegaram ao Rio no domingo (6), véspera da premiação, e receberam as boas-vindas de Marcelo Viana e da coordenadora da OBMEP, Mônica Souza. Assistiram às apresentações dos grupos Bando de Palhaços e Companhia Híbrida, que brindaram a noite com sucessos do samba e funk do Rio, além de uma batalha de hip-hop, que acabou com estudantes dançando no palco. 

 

 

Na manhã da premiação, os estudantes assistiram à palestra “O Passeio do Bêbado”, do pesquisador do IMPA Augusto Quadros Teixeira. Ele contou a história de um problema que começou com um botânico, passou por Albert Einstein e acabou nas mãos dos matemáticos. A apresentação deixou os participantes ainda mais animados com os desafios da disciplina, gerando perguntas e discussões empolgadas sobre o tema.

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label