I Encontro Estadual PIC-OBMEP/IFFluminense

 

O I Encontro Estadual PIC-OBMEP/IFFluminense, evento muito aguardado por estudantes e pela comunidade acadêmica, foi realizado no dia 23 de novembro de 2016. O Encontro teve como objetivo principal divulgar a OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e mostrar a importância do projeto no contexto nacional, além de fomentar o conceito da matemática como uma disciplina para todos e não somente para aqueles que sonham ser profissionais da área de exatas. O evento foi organizado pelo  Professor Alex Cabral Barbosa, Coordenador Orientador do Programa de Iniciação Científica da OBMEP na Região RJ02 e Docente do Instituto Federal Fluminense – IFFluminense.

 

O evento foi sediado pelo IFFluminense (Campus Santo Antônio de Pádua) que não apenas cedeu as instalações mas apoiou fortemente na co-organização, com a participação direta dos seus diretores: Arthur Rezende, Bruno Jardim, Catia Brito Viana, Livia Brasil e Fernando Cerutti.

 

 

 O Encontro contou com 176 participantes, dentre os quais alunos e professores de escolas de municípios da região noroeste fluminense, alunos e PHs do PIC (RJ02), alunos de licenciatura em matemática e em ciências da natureza do IFFluminense além de professores municipais, estaduais e federais.  A programação teve início com uma apresentação artística da Orquestra de Violões do IFFluminense que emocionou a todos que estavam prestigiando o evento. A mesa de abertura foi composta pela Pró-Reitora de Ensino do IFFluminense, Professora Christiane Menezes, pelo Diretor Geral do IFFluminense (Campus Santo Antônio de Pádua) Professor Arthur Rezende, pelo Coordenador Regional da OBMEP-RJ01, Professor Marcelo da Silva Correa, representando a OBMEP  e pelo Professor Alex Cabral, representando o Programa de Iniciação Científica da OBMEP (RJ02).

 

 

O Professor Marcelo Correa (Coordenador Regional da OBMEP-RJ01) proferiu palestra na qual procurou mostrar os valores e os objetivos da OBMEP, com base em relatos de alunos participantes da Olímpiada.  Os presentes tiveram a oportunidade de assistir a vídeos sobre a OBMEP e três alunos medalhistas contaram suas experiências no PIC – Programa de Iniciação Científica e a importância delas para sua formação.

 

 

Aos participantes foram oferecidos 12 (doze) minicursos (lista disponível no link abaixo) dos quais cada um poderia escolher 02 (dois):

 

 

https://www.doity.com.br/i-encontro-estadual-pic-obmepiffluminense/

 

 

Ao final, os presentes foram convidados para um sorteio de 20 pastas do Evento, contendo livros de matemática doados pelo Programa de Iniciação Científica da OBMEP-PIC/OBMEP.

 

 

 

 

 

 

 




$result.label $result.label $result.label $result.label