Encontro com as Escolas em Santa Filomena/PE

 

O Ciclo de Palestra, Minicursos e Oficinas para escolas Públicas 2017/2018 é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa e Ensino em Matemática da Universidade Federal do Vale do São Francisco e da Coordenação Regional da OBMEP-PE02 e pretende conferir maior visibilidade à Olimpíada, fomentando a participação das escolas na OBMEP e OBM e estimulando estudantes a organizar grupos de estudos dentro da escola, visando à preparação para competições de em nível municipal, estadual e em nível federal.

 

A Coordenação da OBMEP-PE02 espera envolver os professores promovendo o aperfeiçoamento de seus conhecimentos matemáticos e instigá-los a criar formas mais dinâmicas e atraentes que valorizem a relação ensino-aprendizagem na educação básica.

 

 

No dia 23 de março, foram realizadas oficinas, minicursos, palestra e homenagem aos medalhistas e à escola destaque na OBMEP de Santa Filomena/PE, no Ginásio Laudelino Freire Mororó.

 

 

Estiveram presentes, além da equipe, professores, estudantes, representantes da secretária de educação daquele município, autoridades e familiares dos estudantes Lucas Coelho Bida, medalhista de bronze em 2015, Natanael Xavier Menezes e João Arthur, menção honrosa em 2015. Aproximadamente 400 estudantes participaram do evento.

 

 

Para abertura do evento, o coordenador da OBMEP, Severino Cirino de Lima Neto ministrou palestra sobre os resultados da Olimpíada, descrevendo como a OBMEP vem contribuindo para melhoria da educação.

 

 

Ainda na parte da manhã, os estudantes foram encaminhados para as oficinas de Cubo Mágico, ministrada pelo professor Cirino (Cordenador do NUPEMAT/UNIVASF e da OBMEP-PE02) e por Silvanildo Macário (integrante do NUPEMAT/UNIVASF e estudante de Engenharia Mecânica da UNIVASF). Os estudantes também participaram da Oficina Reciclamática, ministrada pela professora Sumaia Ramos (Mestranda do PROFMAT, integrante do NUPEMAT, Professora da GRE Petrolina e professora do projeto OBMEP na Escola) pelo professor Jackson Santos Silva (integrante do NUPEMAT, Professor da SEC Bahia, Professor do Município de Petrolina e Professor no projeto OBMEP na Escola) e por Diana Carvalho (Apoio Pedagógico no NUPEMAT e Apoio Secretarial da OBMEP PE02).

 

 

Na parte da tarde foi realizada uma exposição sobre os projetos do NUPEMAT/UNIVASF com ênfase no projeto DESCOBRINDO TALENTOS EM MATEMÁTICA, que tem como principal objetivo à preparação dos estudantes para as provas da OBMEP e OBM. Em seguida, foi feita uma homenagem à escola e aos seus estudantes premiados.

 

 

Ao finalizar as homenagens, as equipes do NUPEMAT/UNIVASF e OBMEP PE02 juntaram-se aos estudantes para colocar o objeto produzido durante a oficina Reciclamática em ação: a pipa tetraédrica foi colocada para alçar voo. Esse momento foi especial uma vez que todos se reuniram em frente à escola e a empolgação  dos estudantes durante a tentativa de voo da Pipa produzida por eles ficou evidente.

 

 

A satisfação da equipe NUPEMAT/UNIVASF e OBMEP Regional PE02 é perceber que, a cada atividade realizada aumenta a possibilidade de mais estudantes apresentarem bom desempenho e usufruir dos benefícios de todos os programas desse grande projeto que é a OBMEP.

 




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label