O desempenho das meninas nas olimpíadas

 

Reprodução do blog do IMPA Ciência & Matemática, de O Globo, coordenado por Claudio Landim

 

Dia 21 de novembro, foram anunciados os resultados da décima-quarta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM) participaram da competição.

 

Os resultados corroboram a ideia de que docentes podem fazer diferença e de que o ensino público pode ter qualidade. Os alunos do professor Antônio Amaral de Cocal dos Alves, município rural de 5 mil habitantes do interior do Piauí, conquistaram 8 medalhas de ouro das 500 concedidas. Um aluno da escola Victório Bravim de Marechal Floriano, município de 15 mil habitantes do interior do Espírito Santo, conquistou o primeiro lugar do Nível 1 (alunos do 6º e 7º ano do EF). Outros 3 alunos dessa escola foram premiados com medalhas de ouro. Só a dedicação e o esmero dos mestres podem explicar o desempenho espetacular de algumas escolas na olimpíada.

 

Outro fenômeno chama a atenção há alguns anos e mereceria ser investigado. A OBMEP tem duas fases e três níveis. No nível 1 concorrem alunos do 6º e 7º ano do EF, no nível 2 alunos do 8º e 9º ano do EF e no nível 3 alunos do EM. Todos os alunos inscritos participam da primeira fase e os 5% melhores em cada nível de cada escola da segunda.

 

Desde 2006, nos três níveis, aproximadamente metade dos alunos classificados para a segunda fase são meninas. Portanto, em todas as faixas etárias, aproximadamente metade dos 5% melhores alunos em matemática são meninas. Nada de muito surpreendente.

 

No entanto, se examinarmos os melhores 10% de cada nível na segunda fase observamos uma distorção no desempenho das meninas que mereceria ser investigada. Estamos falando dos melhores 10% da segunda fase, portanto, dos 0,5% (100 mil) melhores alunos de matemática do país. Consideramos também o desempenho por gênero na faixa de 1%, isso é, das 0,05% (10 mil) melhores notas na prova da segunda fase da OBMEP. O desempenho das meninas está resumido na tabela abaixo.

 

 

  5% - 1 Milhão 0,5% - 100 mil 0,05% - 10 mil
Nível 1 50% 43% 34%
Nível 2 50% 39% 26%
Nível 3 50% 28% 15%

 

Fonte: IMPA




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