OBMEP 2019 bate novos recordes

 

A 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acaba de alcançar dois recordes: 54.830 escolas inscritas, distribuídas em 99,71% dos municípios. No ano passado, 54.498 instituições de ensino, de 99,44% dos municípios, inscreveram seus alunos. 

 

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP terá em 2019 a participação de 18.158.665 estudantes de escolas públicas e privadas.

 

“É um excelente resultado de inscrições, e a equipe de logística de premiações e provas do IMPA está de parabéns pelo notável trabalho de divulgação realizado”, declarou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

 

As inscrições encerraram-se em 15 de março. As provas serão aplicadas em 21 de maio (1ª fase) e 28 de setembro (2ª fase). A divulgação dos vencedores está marcada para 3 de dezembro. Premiados com medalha de ouro, prata ou bronze garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

 

Criada pelo IMPA em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

 

A competição contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Estudos independentes já revelaram o impacto efetivo da olimpíada nos resultados de Matemática. Escolas que participaram ativamente da competição, aponta trabalho do ex-presidente do INEP Chico Soares, apresentam melhora no desempenho dos alunos de 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a 1,5 ano de escolaridade extra.

 

Fonte: IMPA

 




$result.label