2ª OBMEP - Nível A: Regulamento já está disponível

 

Secretarias de Educação e representantes das escolas federais que pretendem participar na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP – Nível A, já podem consultar o Regulamento de 2019. O documento trata dos objetivos da competição, participantes, inscrições, disponibilização do material de prova, aplicação, correção e responsabilidades.

 

A 2ª OBMEP - Nível A será realizada nas escolas em todo o Brasil no dia 29 de outubro.  As inscrições para participação dos alunos na OBMEP - Nível A são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais ou pelos representantes das escolas federais. Para inscrever as escolas, a Secretaria ou representante de escola federal deverá acessar o link que será enviado por email pelo IMPA, no início do mês de setembro, e preencher a ficha de inscrição no período de 09 de setembro a 11 de outubro de 2019.  

 

Público Alvo

A 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP – Nível A é uma competição voltada para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras. Alunos matriculados em outras modalidades, como EJA, estão aptos a participar desde que sua série escolar corresponda ao 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental. 

 

Como funciona

O IMPA é responsável por elaborar e disponibilizar o material de provas e de correção para as Secretarias de Educação e representantes das escolas federais para que possam distribuir para as escolas inscritas. As Secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são responsáveis por toda a logística de aplicação e correção das provas, bem como de qualquer eventual premiação que venham a definir. A aplicação das provas será realizada nas próprias escolas em todo o Brasil no dia 29 de outubro.

 

As provas

As provas estão compostas de 15 (quinze) questões objetivas com 5 (cinco) alternativas, sendo apenas 1 (uma) correta.  

 

Qual é o conteúdo

O conteúdo das provas segue os parâmetros curriculares nacionais para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP. 

 

CALENDÁRIO 2019

 

09/09

Abertura das inscrições

10/10

Encerramento das inscrições

11/10

Disponibilização do material de provas (para impressão)

29/10

Realização das provas

30/10

Abertura do preenchimento do quantitativo de alunos participantes no site da OBMEP (www.obmep.org.br)

22/11

Encerramento do preenchimento do quantitativo de alunos participantes no site da OBMEP (www.obmep.org.br) 

26/11

Divulgação do gabarito no site da OBMEP (www.obmep.org.br)

 

Secretaria ou representante de escola federal: 

 

Baixe o  Cartaz de divulgação 

 

Baixe o   Folder informativo 

 

Baixe o   Regulamento 2019 

 

Sobre a OBMEP Nível A

Realizada desde 2018, a competição visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçõamento dos professores das escolas públicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 




$result.label