Inscrições para a 2ª OBMEP - NÍVEL A estão abertas

 

As inscrições para a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP – Nível A começam na segunda-feira (9). A competição é destinada a alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais. No ano passado, 1,5 milhão de alunos de 20 mil escolas públicas de todo o Brasil participaram da olimpíada. 

 

Confira o regulamento:

 

 Regulamento de 2019 

 

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas em nome das escolas, exclusivamente pelas Secretarias de Educação Municipais e Estaduais ou pelos representantes das escolas federais. Para inscrever as escolas, a Secretaria ou representante de escola federal deverá acessar o link que será enviado por email pelo IMPA e preencher a ficha de inscrição até 10 de outubro de 2019.  Caso a Secretaria de Educação não receba o email, é preciso entrar em contato com a OBMEP pelo email: nivela@obmep.org.br 

 

Com 15 questões objetivas, a prova será elaborada pelo IMPA e aplicada nas escolas inscritas em 29 de outubro. A duração da prova é de 1h30 (uma hora e trinta minutos). Na OBMEP Nível A, o IMPA responde pela parte acadêmica e as Secretarias de Educação pela logística de aplicação, correção das provas e eventuais premiações.  

 

O conteúdo das provas segue os parâmetros curriculares nacionais para alunos de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. A abordagem das questões traz as características de aplicação do raciocínio lógico e da criatividade já conhecidas da OBMEP. 

 

 

CALENDÁRIO 2019

 

09/09

Abertura das inscrições

10/10

Encerramento das inscrições

11/10

Disponibilização do material de provas (para impressão)

29/10

Realização das provas

30/10

Abertura do preenchimento do quantitativo de alunos participantes no site da OBMEP (www.obmep.org.br)

22/11

Encerramento do preenchimento do quantitativo de alunos participantes no site da OBMEP (www.obmep.org.br) 

26/11

Divulgação do gabarito no site da OBMEP (www.obmep.org.br)

 

Secretaria ou representante de escola federal: 

 

Baixe o  Cartaz de divulgação 

 

Baixe o   Folder informativo 

 

Sobre a OBMEP Nível A

Realizada desde 2018, a competição visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçõamento dos professores das escolas públicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 

 

A OBMEP Nível A é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).  




$result.label