Prepare-se para a OBMEP 2020

 

Por causa da pandemia do novo coronavírus Covid-19, o calendário da OBMEP 2020 está sendo cuidadosamente alterado para que todas as escolas, professores e estudantes possam participar da competição em segurança. Enquanto isso, e para ajudá-lo a se organizar melhor, separamos algumas dicas de estudo que facilitarão sua preparação para as provas. Confira: 

 

Organize seu local de estudo

Antes de iniciar seus estudos, deixe tudo o que você precisa organizado: livros, cadernos, canetas, etc., pois estudar num local bagunçado pode tirar sua concentração. Na hora de estudar, elimine tudo o que possa fazê-lo desviar o foco, afaste celulares e outros aparelhos eletrônicos.    

 

Crie uma rotina de estudos

Estudar na véspera da prova é um erro, pois haverá pouco tempo para assimilar conteúdos. Por este motivo, a recomendação é iniciar a preparação para a prova o mais rapidamente possível, definir uma rotina de estudos com antecedência e dedicar-se para alcançar seus objetivos. O segredo é estudar um pouco a cada dia.

 

Procure materiais de várias fontes

Consultar as edições do Banco de Questões da OBMEP, assim como textos de apoio e bibliografia de referência, utilizar sites na Internet voltados para o estudo da Matemática, participar em grupos de estudo pela Internet e assistir a videoaulas nos canais da OBMEP serão sempre iniciativas de grande ajuda para se preparar para a prova.

 

Estude e resolva provas de anos anteriores

Treinar resolvendo questões de provas de anos anteriores da OBMEP serve para identificar como os assuntos serão cobrados e o estilo das questões que costumam cair na prova. Além disso, ao treinar utilizando provas de anos anteriores você terá a possibilidade de medir o tempo que poderá ser gasto em cada questão, ganhar velocidade na resolução dos problemas, identificar dúvidas, determinar quais são os assuntos nos quais você precisa prestar mais atenção e consequentemente, dedicar mais tempo de estudo.

 

Pense estrategicamente

A prova da OBMEP é concebida de modo que o aluno possa resolver as questões usando lógica, raciocínio e criatividade. Recomendamos que você fique atento à resolução prática das questões e ao raciocínio empregado, em vez de decorar fórmulas.

 

Leia com atenção os enunciados

Durante o estudo, será necessário investir tempo na leitura das questões e na interpretação de textos, pois é fundamental entender bem os enunciados para resolvê-los corretamente.

 

Crie um grupo de estudos pela Internet

Procure criar um grupo na Internet para intercambiar ideias. Anote as dúvidas que surgirem e envie para seus professores.

 

Acredite no seu potencial

A prova da olimpíada visa despertar o interesse do aluno e mostrar que a Matemática é muito mais abrangente do que parece. Dedique-se aos estudos e principalmente confie em você.

 

Confira o material nos links a seguir e bons estudos!

 

Banco de provas e soluções 

Simulados 

Banco de questões da OBMEP

Apostilas do PIC

 

Canais no Youtube

OBMEP Oficial 

Programa de Iniciação Científica da OBMEP

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo

Portal da Matemática

 

Leia também

 

OBMEP 2020: Olimpíada não será cancelada

 

 




$result.label