Reportagem sobre ameaça de corte de bolsas conquista prêmio

 

A reportagem “Medalhistas da Olimpíada de Matemática temem futuro dos estudos com corte de bolsa”de Murilo Salviano e Mônica Reolom, exibida pelo Fantástico (TV Globo), em setembro de 2019,  é uma das vencedoras do Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo 2020. A matéria, que fala da ameaça de corte de bolsas do CNPq para os jovens medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistou o segundo lugar na categoria “Matemática”. 

 

O anúncio dos vencedores do prêmio ocorreu nesta quarta-feira (4), em live transmitida pelo Instagram do IMPA e a página da Sociedade Brasileira de Matemática. A comissão julgadora foi composta por Marcelo Viana, diretor do IMPA, Paolo Piccione, Presidente da SBM, Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e pelos jornalistas Sabine Righetti e Raphael Gomide.

 

Sobre o prêmio

Criado com o objetivo de aproximar a Matemática e a Ciência da sociedade e ampliar os espaços de debate na mídia, o  prêmio se divide em duas categorias, “Matemática” e “Divulgação Científica”. Em 2020, concorreram 46 trabalhos em Matemática e 181 em Divulgação Científica. 

 

Veja a lista completa dos vencedores

 

Leia também

Professor Luiz Felipe Lins é eleito Educador do Ano

Participação na OBMEP impacta no Enem, aponta Landim

 




$result.label