Olimpíada Carioca de Matemática será pensada nos moldes da OBMEP

 

Nesta quarta-feira (11), a cidade do Rio de Janeiro recebeu de braços abertos uma novidade animadora: o lançamento oficial da Olimpíada Carioca de Matemática (OCM), que foi pensada a partir de competições acadêmicas como a OBMEP. Graças a uma parceria entre a prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), alunos de cerca de mil escolas da rede municipal poderão participar da OCM, que busca estimular os estudantes na disciplina e identificar talentos da matemática, além de engajar os jovens em uma competição saudável. 

A cerimônia de lançamento da olimpíada carioca foi realizada na quarta-feira (11) na Escola Municipal Gonçalves Dias, em São Cristóvão, e contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, e do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. “O sucesso da OBMEP comprova que olimpíadas de matemática são um instrumento poderoso para a descoberta de talentos e o incentivo à aprendizagem, realçando o caráter lúdico dessa aprendizagem. A experiência da OCM também será muito útil para o IMPA em seu esforço para estender a OBMEP para os anos iniciais”, disse Viana. 

O IMPA foi essencial na elaboração da competição, por possuir a experiência com as provas da OBMEP e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), grandes referências para a OCM. O comitê da OBMEP, que faz parte do IMPA, ficou responsável  por elaborar todas as provas da nova competição.

O secretário municipal de Educação da prefeitura do Rio, Renan Ferreirinha, tem uma história pessoal com a OBMEP: ele foi multimedalhista e participou de seis edições da prova. Na cerimônia, o secretário reforçou a importância da competição. “[A OBMEP] é uma política pública educacional que deu certo, que mostra resultados, ampara, ajuda, conecta e, acima de tudo, mostra para a garotada que dá para sonhar através do caminho do conhecimento”, disse na cerimônia o secretário de Educação. “A OBMEP foi o que abriu meus horizontes além daquilo que era exposto”, contou. 

Poderão participar da OCM todos os alunos do 2º ano até o 9º ano de escolas da rede municipal do Rio. Eles serão divididos em quatro níveis e cada ano terá sua própria premiação. A OCM vai distribuir medalhas de ouro para 5% dos alunos, de prata para 10% deles e bronze para 15% dos participantes, além de menção honrosa para outros 20%. A OCM acontecerá em duas fases, mas a primeira fase será uma avaliação do desempenho dos alunos em sala de aula ao longo do 3º bimestre. Os classificados nesse critério passam para a segunda fase, opcional, que é quando os estudantes farão a prova elaborada pelo IMPA. 

A primeira edição será realizada ainda este ano e as provas serão aplicadas em 4 de novembro. Os resultados saem até 15 de dezembro. Além das medalhas, cinco meninas e cinco meninas de cada ano a partir do 6ª ano receberão uma premiação especial. Esses ganhadores, que serão 40 no total, terão direito a uma viagem de estudo à sede da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, e aos parques da Disney World, em Orlando, na Flórida, em julho do ano que vem. Já os dez melhores alunos de cada ano a partir do 2º ano ganharão ainda um computador portátil e um curso de programação. 

A OCM também vai oferecer ainda gratificações a professores, diretores e escolas, que receberão um laboratório de marcenaria em 3D. Já os professores e diretores com a maior proporção de alunos premiados vão ser premiados com uma viagem internacional de formação.




$result.label