Pensamento lógico e criatividade são aprendidos desde cedo

 

    Voltada para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) incentiva o desenvolvimento de habilidades matemáticas como o pensamento lógico e a criatividade, que podem ser trabalhadas ainda na infância. Com a pandemia de Covid-19, alguns alunos foram afastados completamente do cotidiano escolar, enquanto outros precisaram se adaptar ao formato online de aprendizado. 

Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre as competências específicas para o ensino da matemática, está o desenvolvimento do “raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo”. 

Em meio aos diversos desafios trazidos pela pandemia, a área da educação teve que repensar algumas práticas e questões. Entre elas, como incentivar o pensamento lógico neste cenário? Hoje é dia da Educação Infantil e, por isso, listamos algumas formas de aproximar o pensamento lógico e a criatividade no ambiente escolar e em casa, para crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Ambiente 

O espaço de convivência deve ser rico em materiais estruturados, jogos variados e objetos que incentivem o aluno a explorar e usar sua criatividade. Podem ser usadas peças de montagem, jogos, blocos, tudo que seja convidativo ao toque e à imaginação. É importante lembrar que, em escolas, o material deve obedecer os protocolos de higiene após o manuseio. 

Materiais 

Para apresentar o conceito de classificação, disponibilize materiais variados para o aluno explorar. Por exemplo, é possível agrupar os que são parecidos, seguindo algum critério mas sem dizer à criança qual foi o critério escolhido. Assim, a criança terá que estabelecer as relações e elaborar a sua hipótese. A explicação e a contra-argumentação contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico. 

Jogos 

Entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, a criança pode ser incentivada no uso de jogos, desde quebra-cabeça e jogos de memória, até alguns mais complexos como dominó, resta um, ligue 4, boliche, cartas, bingo e também outros tipos de jogos de tabuleiro. O professor pode fazer intervenções, incentivando os alunos a participarem, e compartilharem suas estratégias com os colegas e observar se entenderam as regras.

Tangram

O tangram é um material de quebra-cabeça interessante para ser utilizado na montagem de figuras e combinações. Além da versão quadrada com sete peças, existem os formatos oval, triangular e circular. Os alunos podem brincar com a formação de figuras e construir diferentes formas. O programa Gcompis oferece a versão digital gratuita, além de outras 100 atividades para crianças com idade de dois a 10 anos.

Sudoku 

O jogo é popular por trabalhar o pensamento lógico e pode ser adaptado para crianças menores. Para um sudoku adaptado, disponibilize 12 figuras que precisam ser dispostas em um tabuleiro, formando linhas verticais e horizontais sem figuras iguais. O tema pode ser personalizado!

Fonte: Nova Escola




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