Para professora, OBMEP na Escola foi importante para não se acomodar

 

Formada em enfermagem, a atual professora de matemática Cristianny Bezerra não seguiu o caminho tradicional até as salas de aula. Hoje, como professora estadual da Escola São Vicente de Paula e coordenadora técnica de matemática do Ensino Fundamental na Prefeitura de Ouricuri (PE), Cristianny decidiu levar o conhecimento que adquiriu no Programa OBMEP na Escola para mais professores de seu município, criando um curso baseado no material utilizado no programa.

Assim que se formou no Ensino Médio, a carreira em enfermagem foi uma escolha e dedicação que Cristianny encarou com orgulho. Mas, depois de cinco anos de estudo e dois de especialização, percebeu que a docência era uma possibilidade para o seu futuro. Ela conta que, apesar de gostar da área médica, começou a dar aulas de reforço escolar logo após se formar em enfermagem e assumiu uma vaga como professora substituta.

“Quando comecei a lecionar matemática na escola, me apaixonei pela educação e comecei a ter interesse de ser professora. Então decidi fazer a graduação em licenciatura e fui conciliando o trabalho com o estudo. Foi muito bom porque eu consegui uma bolsa na faculdade, já que passei na prova em 1º lugar, e isso foi uma surpresa para mim, fazia muito tempo que eu tinha estudado tudo isso!”, conta a professora.

Sua experiência nas salas de aula foi potencializada quando ela começou a participar do programa OBMEP na Escola, em 2020, que possibilitou acesso aos materiais da OBMEP e também uma troca intensa de experiências com professores de outras escolas. “Tinham pessoas de vários lugares e com experiências variadas, já que alguns professores eram mestres e outros eram como eu e estavam começando. O compartilhamento com eles foi muito enriquecedor! Tinha um professor, por exemplo, que utilizava muitos softwares para resolver questões de geometria, outros já tinham uma prática maior em outros assuntos e foi muito bom ter participado”, afirma Cristianny.

Ela ainda explica que os conteúdos eram diferentes do que ela estava acostumada a lecionar em sala de aula, mas aceitou o desafio para abrir os horizontes a outras formas de apresentar a disciplina. “O programa me trouxe uma questão, que é aprender a não me acomodar. Às vezes, temos dificuldade em trazer conteúdos de níveis mais elevados, já que alguns alunos precisam reforçar o básico. Mas, quando a gente leva os conteúdos da OBMEP para um grupo de alunos que já tem uma base boa, eles se sentem mais desafiados e as questões conseguem instigar a curiosidade e o raciocínio deles”, diz. 

A partir da sua própria experiência no programa, ela decidiu inovar e, como coordenadora técnica de matemática no Ensino Fundamental, criou o grupo de estudo Encontros da Matemática. Os encontros reúnem, mensalmente, 35 docentes para discutirem o conteúdo e os métodos empregados em sala. “Pude aproveitar o material do OBMEP na Escola com outros professores e foi muito importante porque a nossa cidade não tem muitas opções de curso de matemática. Grande parte dos professores do município, na verdade, não é especializado na área, então o material da OBMEP fez muita diferença para eles e isso com certeza vai refletir em muito mais alunos”, pontua.

Desde maio de 2021, toda última sexta-feira do mês é dia de encontro entre os professores, que estudam o material em casa para discutirem com o grupo. “O mais legal é que a gente trazia as questões para serem resolvidas em grupo, então começamos com questões mais simples, que às vezes os professores não conseguiam solucionar, e terminamos alguns encontros com os mesmos professores conseguindo resolver as questões mais difíceis”, orgulha-se.

Para ela, uma das consequências mais importantes é a melhora do desempenho dos alunos, que ao terem acesso a aulas de matemática transformadoras, podem usufruir de novas oportunidades. “Tive uma aluna que tinha sido medalhista e foi convidada a fazer parte do PIC Jr. Quando um aluno é medalhista ou ganha uma menção honrosa, isso faz muita diferença na vida dele”, afirma. Ela ainda diz que, como professora, a OBMEP teve um papel decisivo para sua vida. “Todas as experiências ligadas à OBMEP sempre foram muito enriquecedoras e fizeram muita diferença na minha história profissional”, concluiu




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