Divulgados os premiados da 16ª OBMEP

 

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) divulgou nesta terça-feira (18) a lista de premiados da sua 16ª edição, que reuniu 17,7 milhões estudantes do ensino fundamental e médio. Mesmo com a pandemia de Covid-19 e as dificuldades enfrentadas pela área da educação, a competição teve número recorde de municípios participantes, atingindo 99,84% das cidades brasileiras. Confira a lista de premiados aqui.

No total, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram em virtude do desempenho dos alunos. As cerimônias de premiação da 16ª OBMEP acontecerão em data a ser definida.

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais (remotos durante a pandemia), onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático. Com acesso a um fórum virtual elaborado pela OBMEP e preparado especialmente para os diferentes níveis de participação, os alunos realizam tarefas complementares às aulas com ajuda de moderadores.

Os medalhistas que se matricularem em um curso de graduação também podem participar do processo de seleção para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Os candidatos selecionados têm a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática simultaneamente com sua graduação em qualquer área e recebem uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq.

Números da 16ª OBMEP

Nesta edição, a OBMEP alcançou 5.561 municípios, o que representa 99,84% do total do país, número recorde. Ao todo, foram 17.774.851 estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares. 

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

A olimpíada tem como objetivos popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 




$result.label