‘A matemática não é só fórmulas’, diz medalhista

 

Os irmãos Lia e Lorenzo Andreaus, de Blumenau (SC), compartilham não só a família, como a paixão pela matemática e pela música. Lorenzo participou da OBMEP pela primeira vez quando estava no 6º ano do Ensino Fundamental e, logo de estreia, tornou-se medalhista. Após anos de conquistas, formou-se em matemática e, agora, vê sua irmã trilhar o próprio caminho na OBMEP e colher importantes frutos, como o convite para participar do Encontro do Hotel de Hilbert. O evento acontece até a próxima quinta-feira (19), em Florianópolis (SC).

Medalhista de bronze na 15ª OBMEP, Lia começou a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) em 2020 e, desde então, ficou ainda mais motivada a se aprofundar nos números. “A matemática não é só fórmulas. Na OBMEP, a gente vê que tudo está interligado e se conecta com nossa vida. O mais interessante é ver a evolução. Tinham problemas que eu não conseguia resolver de primeira. Na segunda tentativa, chegava mais perto e, na terceira, já resolvia!”, conta Lia.

O irmão mais velho já participou do Encontro, e incentivou Lia a aproveitar a oportunidade. “É muito gratificante ver que minha irmã também está seguindo este caminho e que, de certa forma, ela se inspirou em mim. Fico muito feliz, principalmente porque sei o quanto foi legal ter participado. Espero que ela aproveite muito, porque a  olimpíada foi o que me motivou a continuar estudando, principalmente depois de conhecer pessoas do país todo com o mesmo interesse”, afirmou Lorenzo. 

Paixão pela matemática vem de família

Filhos de um químico e uma musicista, os irmãos despontam para os dois lados: além de medalhistas da OBMEP, ambos tocam piano. Enquanto Lorenzo prefere o estilo erudito, Lia se interessa por música pop. O irmão participou da OBMEP até o último ano escolar e, na hora de decidir a carreira, não deu outra, foi pela matemática. Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Lorenzo acaba de ser aprovado para um mestrado na Universidade de Orsay, França.

O exemplo do irmão foi importante para que Lia conhecesse de perto tudo que a olimpíada proporciona. Mas ela afirma que o aspecto desafiador da OBMEP foi o que fez seus olhos brilharem. “Eu não era muito chegada à matemática na escola. Não achava que era boa nem ruim, mas não era minha área preferida. Foi na OBMEP que comecei a me interessar, quando vi os desafios de lógica. Eu achava muito interessante porque era fora da caixinha!”, explicou. 

Lara Andreus, mãe dos medalhistas, atesta a importância da olimpíada para a sua família. “Se não fosse a OBMEP, muitos alunos não chegariam onde estão hoje. É um trabalho muito sério e que dá verdadeiros frutos! Lembro do Lorenzo voltar do primeiro encontro do PIC muito animado, dizendo que era a primeira vez que respondiam todas as perguntas dele. Na escola, ele tinha dúvidas mais avançadas e falavam que aquele tema não era conteúdo para a série dele… É uma semente que foi plantada ali e que ele vai levar para o resto da vida”, afirmou. 

O austríaco Jürgen Andreus, pai de Lia e Lorenzo, também é um entusiasta das competições científicas, e começou a trilhar seu caminho profissional através da participação em olimpíadas de conhecimento de química da Áustria. O químico contou que foi ali onde ele encontrou pertencimento e está feliz de ver que os filhos têm a mesma oportunidade. “Desde que o Lorenzo começou a ter contato com a OBMEP e, agora com a Lia, a gente percebeu que é uma forma muito eficiente de ensino. No PIC, por exemplo, além de serem ótimos professores, o conteúdo é muito completo e o material tem uma qualidade incrível”, comenta o pai.

Prestes a se despedirem do filho, que em breve embarca para a França, Lara e Jürgen se sentem orgulhosos de ver a mais nova começando sua própria jornada no mundo acadêmico. “Eles descobriram um talento na olimpíada e foram se interessando. E é engraçado, porque pode parecer uma competição, mas não é. Na verdade, os dois sempre tiveram muita cooperação, é uma soma para ver onde podem chegar”, completa. 

Lia, por sua vez, está aproveitando o Encontro do Hotel de Hilbert desde a última segunda-feira (16) e conta que se sentiu inspirada pelas aulas. “O encontro está sendo uma experiência incrível, gostei demais! Tive aulas sobre assuntos que me interessam muito. Tenho certeza de que vou voltar para casa com mais vontade de estudar”, comentou.

O Encontro do Hotel de Hilbert reúne, até quinta-feira (19), alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio para participar de uma imersão matemática de quatro dias. O evento inclui atividades como aulas, palestras e desafios, sem qualquer custo para os alunos participantes.




$result.label $result.label