NSC TV, afiliada à Globo, mostra Encontro do Hotel de Hilbert

 

O 7º Encontro do Hotel de Hilbert, realizado em Florianópolis (SC) na última semana, foi destaque em reportagens da NSC TV afiliada da Rede Globo na região de Santa Catarina , nos programas Jornal do Almoço e Bom Dia SC. A matéria do Jornal do Almoço foi exibida na última quinta-feira (19) e mostrou a trajetória de medalhistas da OBMEP presentes no evento. O Encontro reuniu quase 200 jovens apaixonados pela matemática de todas as regiões do país para quatro dias de aulas, atividades e desafios, sem qualquer custo para os alunos participantes.

Em entrevista à equipe da emissora, a medalhista Lia Andreaus, de Blumenau (SC), falou sobre a experiência no evento. “Está sendo maravilhoso! Meu irmão também foi medalhista da OBMEP, por isso tenho essa ideia de que a olimpíada é um projeto muito bom. Me esforço muito para estar aqui e estou achando incrível! É completamente diferente de tudo que imaginei”, afirmou a catarinense.

Durante uma entrevista ao vivo para o programa Bom Dia SC, Claudio Landim, coordenador-geral da OBMEP, destacou a importância do estímulo ao estudo, que pode abrir portas para os medalhistas da olimpíada. “Eles vêm aqui para aprender um pouco de matemática e para mostrarmos que a matemática pode ser divertida. Além disso, os alunos passam a ter contato com professores universitários. Nosso objetivo é estimular o estudo, mostrar que a matemática pode transformar a vida deles se eles se empenharem”, explicou. 

A aluna ainda falou sobre a importância de encarar a disciplina de forma criativa e inovadora. “Gosto muito de quantas áreas a matemática abrange. Todo mundo vai achar na matemática alguma área que se interesse mais e que ache mais legal”, comentou Lia. Durante a entrevista, a estudante também defendeu que a disciplina não é só fórmulas. “Tem todo um raciocínio lógico por trás que explica o porquê daquilo estar acontecendo. Acho que a OBMEP mostra isso para a gente!”, disse.

Os medalhistas Andrei Malikovski de Almeida e Daniel Malikovski de Almeida, irmãos gêmeos, também participaram da reportagem. Na ocasião, Andrei falou sobre a conquista da sua primeira medalha na OBMEP, em 2018. “O meu gosto pela matemática vem principalmente da parte do desafio. A sensação quando você consegue resolver um problema matemático é a melhor parte da experiência. É fazer o processo e saber que você vai chegar ao resultado”, comentou. 

Daniel se inspirou no irmão gêmeo e também conquistou medalha de ouro na competição. “O que me motivou foi meu irmão ter ganhado uma medalha na olimpíada. Assim, eu comecei a me esforçar mais para estudar. Antes, eu já gostava, mas acho que eu não tinha um objetivo em mente e não tinha horizonte para me orientar no que eu queria para a minha vida”, disse ao jornal. 

As reportagens do Jornal do Almoço do Bom Dia SC estão disponíveis na Globoplay.




$result.label