Inscrições para 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP terminam em duas semanas

 

O prazo de inscrição para a 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP termina em 16 de junho. Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição é voltada para crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais, ou pelas secretarias de educação de todo o país.

A Olimpíada Mirim é a primeira competição científica nacional da área voltada para alunos tão jovens e tem o objetivo de incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais. Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP - Nível A, voltada para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender as crianças do 2º e do 3º ano.

Ester dos Santos Linhares, de Novo Repartimento (PA), participou da OBMEP Nível A, em 2021. Na época, a estudante de 9 anos, do 5º ano do Ensino Fundamental, teve o melhor desempenho da turma.

“A prova foi bem legal, com várias questões de lógica. Eu já gostava de matemática, sempre foi uma das minhas matérias preferidas, mas achava que não era boa. Depois da olimpíada, comecei a ver a matemática no meu dia a dia e na profissão que vou escolher no futuro. A gente pode usar a matemática em tudo! Não é esse bicho de sete cabeças”, afirmou a aluna, que agora, já no 6º ano, participa da 17ª OBMEP.

Escolas públicas podem se inscrever até 16 de junho

Para se inscrever na Olimpíada Mirim-OBMEP é necessário acessar o site da competição e utilizar o código MEC/INEP para cadastrar uma senha. O acesso à área restrita do portal será feito a partir do login (código MEC/INEP) e senha criada no ato de inscrição.

O responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental). Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.

A Olimpíada Mirim será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira fase ocorre em 30 de agosto, e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de quinze questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 e Mirim 2.




$result.label