OBMEP na Escola abre inscrições para voluntários até 11 de junho

 

O Programa OBMEP na Escola abriu inscrições para professores voluntários de escolas públicas municipais e estaduais, até 11 de junho. O programa contribui para a formação de professores de matemática de todo o país, que participam de encontros onde são estimulados a adotarem novas práticas didáticas em sala de aula. As inscrições para o OBMEP na Escola, coordenado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), podem ser feitas através do preenchimento de um formulário, disponível neste link.

Os participantes do programa são orientados a seguir a prática didática de resolução de problemas e criar grupos de estudo com alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas. Professores que foram selecionados para participar por terem sido premiados na OBMEP ou por meio de prova recebem uma bolsa de Docente do Ensino Básico para realizarem suas atividades. Já os participantes voluntários não receberão bolsa. 

O professor José Lucyan Almeida, de Maceió (AL), foi selecionado para o OBMEP na Escola em 2018 e 2019. Este ano, ele se mudou para Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas, onde participa do programa voluntariamente. “A experiência fez muita diferença para a minha formação como professor. Os encontros que eram realizados em Maceió sempre foram muito legais e de muita troca. Quando você conhece outras pessoas e vê a forma de resolver um problema diferente da sua, você muda sua visão e forma de pensar! É um programa muito incrível”, comentou.

Participante do programa em 2019, a professora Tânia Barros, de  Novo Hamburgo (RS), afirmou que a criação dos grupos de estudo proporciona um momento de felicidade e aprendizado. “Reúno estudantes com habilidades mais desenvolvidas e outros que possuem dificuldades. Aprendi que todos conseguem evoluir dentro da matemática, aliando as discussões em grupo com o esforço contínuo, onde cada aluno consegue mostrar seu próprio raciocínio. O material que o programa proporciona é muito rico e, com ele, estabelecemos conexões de alto nível na matemática”, afirmou a professora.

O Programa OBMEP na Escola conta com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e é promovido com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa recebe também o patrocínio da Fundação Itaú Social por meio de bolsas oferecidas aos professores participantes.




$result.label $result.label