Concurso seleciona alunos para visita a polo aeroespacial

 

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Prêmio Sócios-Mirins, realizado pela Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AEITA). Dez estudantes do Ensino Fundamental serão selecionados para receber o título de Sócio-Mirim da AEITA. Os vencedores vão participar de uma série de visitas a São José dos Campos, em São Paulo, polo aeroespacial brasileiro e sede da Embraer, do ITA e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além de outros institutos de pesquisa e empresas de tecnologia de ponta. Todos os custos da viagem, que será realizada entre 9 e 12 de outubro, incluindo transporte, hospedagem e alimentação dos estudantes e dos responsáveis, serão assegurados pela associação.

Até o dia 30 de junho, estudantes de todo o país entre 7 e 14 anos que tenham interesse em áreas relacionadas a ciências, engenharia e inventividade poderão se inscrever pelo site do Prêmio. Os candidatos deverão responder questões sobre o interesse e a motivação na escola e para o futuro. Além disso, o estudante deverá gravar um vídeo de apresentação e enviar um depoimento de um professor falando sobre o aluno. Os pré-selecionados vão passar ainda por uma entrevista individual. As candidaturas serão analisadas por uma comissão formada por engenheiros do ITA e apoiadores do projeto. O resultado da premiação será divulgado até dia 31 de julho, através de contato por e-mail com os estudantes premiados e seus responsáveis.

Além das visitas ao ITA, Memorial Aeroespacial Brasileiro, ao INPE e à Embraer, os vencedores vão participar ainda de um projeto de mentoria remota com a participação de engenheiros e pesquisadores do ITA, com duração de um ano. “A ideia do Prêmio Sócios-Mirins é apresentar a jovens que gostam de ciência e tecnologia um Brasil diferente que, infelizmente, muita gente não conhece. Um Brasil que faz aviões, foguetes e satélites. Então, a nossa iniciativa quer dar a esses jovens estudantes o direito de sonhar, além de oferecer apoio e incentivo para que sigam carreiras em áreas científicas e tecnológicas.” disse Danilo Miranda, diretor da AEITA e coordenador do projeto.

O projeto Sócios-Mirins surgiu a partir da visita da estudante Nicole Oliveira a São José dos Campos, em fevereiro deste ano. Nicolinha, de 9 anos, já descobriu mais de duas dezenas de possíveis asteroides. A jovem mantém um canal de divulgação científica no YouTube e Instagram, onde fala sobre suas descobertas e entrevista figuras de destaque na área de ciência e tecnologia. Sua trajetória, conquistas e, principalmente, seu sonho, levaram a AEITA a conceder, pela primeira vez, o certificado simbólico de Sócia-Mirim da AEITA. A partir daí, a associação decidiu tornar permanente e sistemática essa iniciativa, distribuindo anualmente o Prêmio Sócios-Mirins a um grupo de jovens estudantes brasileiros.




$result.label