Últimos dias para escolas se inscreverem na 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP

 

Faltam poucos dias para o fim das inscrições na 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP. Esta é a primeira olimpíada nacional de matemática voltada para alunos tão jovens e tem o objetivo de incentivar o ensino da disciplina nas séries iniciais. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais, ou pelas secretarias de educação de todo o país. O prazo termina em 16 de junho.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição é voltada para crianças do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental (EF). Desde 2005, o instituto organiza a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) para alunos do 6º ano do EF ao 3º ano do Ensino Médio.

“É um desafio elaborar perguntas instigantes para alunos que ainda estão em alfabetização, mas nosso principal objetivo foi promover uma grande brincadeira com esses jovens! Esperamos gerar interesse pela matemática, já que um dos maiores gargalos no ensino da disciplina em nosso país é exatamente nas séries iniciais”, disse Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP.

Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP - Nível A, voltada para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim, o projeto foi ampliado para atender as crianças do 2º e do 3º ano. 

Inscrições até 16 de junho

Para se inscrever na Olimpíada Mirim - OBMEP é necessário acessar o site da competição (www.olimpiadamirim.obmep.org.br) e utilizar o código MEC/INEP para cadastrar uma senha. O acesso à área restrita do portal será feito a partir do login (código MEC/INEP) e senha criada no ato de inscrição.

O responsável pela candidatura deve informar o número total de alunos participantes por nível: Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental). Não é necessário fazer a inscrição nominal de cada estudante.

Como funciona a Olimpíada Mirim

A Olimpíada Mirim será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A primeira fase ocorre em 30 de agosto, e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha).

Alunos classificados nesta etapa poderão participar da segunda fase, em 11 de outubro, também composta de quinze questões objetivas. O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, que são divididos nos níveis Mirim 1 e Mirim 2.

A 1ª Olimpíada Mirim é uma realização do IMPA, com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).

 




$result.label