Encontros matemáticos reúnem participantes do PIC e OBMEP na Escola

 

Às 8h30 do sábado de 24 de setembro, crianças do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), de diversas cidades de Santa Catarina, se reuniram em Blumenau para esperar o início de um “encontro com a matemática”. A atividade foi promovida pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), através do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), para motivar o estudo e divulgar a disciplina, com grupos de alunos do PIC e professores do Programa OBMEP na Escola. Os municípios de Campos dos Goytacazes (RJ), Nova Andradina (MS) e Ouro Preto (MG) também promoveram atividades em setembro.

 

As crianças assistiram palestras e oficinas com temas variados, desde geometria e números grandes a órbitas planetárias, entre outros. Arthur Laguna Cruz da Silva comentou que a experiência foi diferente e surpreendente. “Consegui aprender bastante. Agora tenho mais interesse do que achei que poderia ter pela matemática. Com certeza essa foi a melhor viagem que já fiz!”, disse.

 

Os polos do PIC em Santa Catarina são coordenados pelos professores André Vanderlinde da Silva, Felipe Vieira, Louise Reips e Rafael Aleixo de Carvalho, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Um evento desse tipo propicia às crianças um olhar diferenciado da matemática, com perspectiva curiosa e instigante, diferente do que estão acostumados nas escolas”, afirmou Vieira.

 

De mágica à matemática em Nova Andradina (MS)

 

Em Nova Andradina, alunos e professores do município e das cidades de Campo Grande, Dourados e Rio Brilhante, todas em Mato Grosso do Sul, participaram do encontro, entre os dias 17 e 18 de setembro. O evento teve iniciativas variadas, desde mágica até o estudo de funções e jogos com frações.

 

As oficinas e minicursos abordaram temas como criptografia, caleidoscópio e os segredos do cubo mágico. Larissa Rodrigues, mãe do aluno Rafael Rodrigues, disse que o encontro estimulou o filho: “É uma socialização entre os pares que almejam uma medalha na olimpíada e uma maneira lúdica de adquirir conhecimento”, elogiou.

 

Também participaram do evento os professores do Programa OBMEP na Escola, que contribui para a formação de professores em matemática e incentiva a adoção de novas práticas em sala.

 

Coordenadora do projeto, Sandra Regina de Oliveira de Souza disse que a dinâmica foi recebida com entusiasmo. “Vejo o quanto esses professores são dedicados e não medem esforços para os alunos vivenciarem momentos importantes! Cada um sai com as forças renovadas para acreditar que a educação é o caminho”, disse, com orgulho.

 

Origamis e “bolas quadradas” entreteram alunos em Ouro Preto (MG)

 

Existem bolas quadradas? Uma das atividades que entreteve alunos e professores das cidades de Ouro Preto, Manhuaçu, Conselheiro Lafaiete e Dores do Turvo, em Minas Gerais, surgiu a partir desta provocação. Em 24 de setembro, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), eles foram recebidos com gincanas envolvendo questões de raciocínio lógico e jogos matemáticos. Depois, assistiram palestras e conversaram com medalhistas da OBMEP “veteranos”.

 

O professor Wenderson Marques Ferreira, coordenador do PIC na região, comentou sobre as atividades. “Foi uma alegria organizar o encontro este ano! O evento foi uma oportunidade de muitos alunos e professores das turmas online do PIC se encontrarem presencialmente pela primeira vez, um momento de integração e de aprendizado”, afirmou.




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