Imprensa destaca premiação de medalhistas da OBMEP na Bahia

 

A cerimônia de premiação dos medalhistas de ouro da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, realizada nesta segunda-feira (7), em Salvador, Bahia, foi destaque nos jornais O Globo, no portal G1, na Bahia TV, na  TV Brasil  e também em outros importantes veículos de comunicação.

 

No Globo, a repórter Pâmela Dias mencionou o desempenho espetacular de 579 estudantes, que conquistaram a medalha na maior competição científica do país, promovida pelo IMPA. A matéria destacou a consagração de dez multimedalhistas – alunos premiados em quatro ou cinco edições da prova – e o troféu Meninas Olímpicas para as três estudantes com as maiores notas na prova realizada em 2019.

 

Ao jornal, o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, disse que a cerimônia deste ano foi um evento ainda mais especial, não apenas pela superação do período de pandemia, mas também pelo progresso dos estudantes.

 

“A OBMEP é uma prova feita majoritariamente por crianças e jovens de famílias carentes, muitos participam de programas do governo federal. Ver muitos deles hoje crescendo profissionalmente é lindo. Muitos em cursos de matemática, engenharia, direito e até medicina”, afirmou.

 

A reportagem contou ainda a história de Leonardo Lima, 19, morador da favela do Timbó, em João Pessoa, e destaque na OBMEP cinco vezes. Hoje, ele cursa matemática na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e compõe rimas de hip-hop, o qual diz ter tudo a ver com os números.

 

“Desde novo eu sempre quis muito transformar minha realidade. Sem a Olimpíada eu não estaria na faculdade, e sem a matemática, nenhum dos meus versos faria sentido”, disse Leonardo, que fez sua primeira viagem de avião neste domingo (6), para Salvador. A matéria foi publicada também no jornal Extra.

 

Já a BATV deu ênfase aos medalhistas do estado. A reportagem contou a história da estudante Emilly da Silva Arcanjo, 22, que em 2019 participou da Asia International Mathematics Olympiad (AIMO). Na competição, a jovem foi premiada com um ouro e um bronze em disputas que envolviam jogos e cálculos matemáticos. Hoje, Emilly cursa Engenharia da Computação na USP. Ela esteve presente na cerimônia da OBMEP para buscar a medalha de ouro conquistada na edição de 2019.

 

“É algo inacreditável. Fico muito feliz por honrar os esforços dos meus pais e dos meus professores, que me fizeram acreditar que eu tinha capacidade e sempre me apoiaram”, disse à reportagem.

 

À TV, Marcelo Viana explicou como a OBMEP é uma oportunidade para inúmeros jovens: “Para essas crianças um bom resultado também  significa oportunidade de crescimento pessoal e profissional. A OBMEP leva oportunidades de vida para todos os cantos do Brasil, já que participa de todos os municípios brasileiros,  e acaba transformando vidas e temos amplos exemplos disso.” A reportagem também foi publicada pelo G1 da Bahia.

 

A premiação também foi destaque na TV Brasil, que contou a história de Félix Pedemonte, que concluiu os estudos através do EJA (Educação de Jovens e Adultos) – programa destinado a pessoas que não completaram os estudos. Foi na escola que o artista plástico descobriu a OBMEP.

 

“Minha esposa e meus filhos me incentivaram a voltar a estudar, e resolvi fazer o EJA. Um dia falaram sobre a prova da OBMEP e resolvi fazer e ganhei uma medalha de ouro. Hoje estou aqui”, contou.

 

A cerimônia da OBMEP também foi  destaque no Correio, na rádio CBN Recife e Salvador, além de outras páginas na internet.




$result.label