Encontros regionais da OBMEP reúnem 5 mil alunos

 

Quase 5 mil alunos do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) estiveram presentes em uma série de encontros regionais promovidos pela OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), por meio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em várias cidades do país, nos meses de setembro, outubro e novembro.

 

O objetivo do evento é promover o ensino da matemática de forma lúdica e criativa, incentivando o interesse dos estudantes e divulgando a disciplina. Os encontros ocorreram no âmbito do Programa de Iniciação Científica Jr, que propicia ao aluno premiado da OBMEP entrar em contato com visões diferentes e atraente da matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro profissional e acadêmico. 

 

No dia 22 de outubro, foram realizados eventos em Belo Horizonte (MG), Parnaíba (PI), Chapecó (SC) e Viçosa (MG). Na cidade catarinense, o encontro aconteceu na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com a presença de cerca de 90 alunos.

 

A integração teve entrega de medalhas para os estudantes premiados na OBMEP 2021, gincana com resolução de problemas extraídos dos bancos de questões da prova, atividades de raciocínio lógico, conhecimentos gerais e quebra-cabeças geométrico, o tangram.

 

De acordo com a coordenadora do polo do PIC da região, Lucia Menoncini, o encontro foi uma maneira de coroar em grande estilo o bom aproveitamento dos alunos e o sucesso da atual edição do programa.

 

“Eventos desta natureza acabam por motivar não só os professores do programa, mas outros professores de matemática da Educação Básica, e em especial, os alunos a participarem das provas da OBMEP e a conquistarem uma premiação, seja medalha ou menção honrosa”, disse.

 

No dia 5 de novembro, por sua vez, ocorreram encontros PIC/OBMEP em Petrolina (PE), Santa Maria (RS), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Florestal (MG), Sorocaba (SP), Goiânia (GO) e São Paulo (SP). 

 

Em Petrolina, o evento contou com duas palestras, sobre ciência forense e nanociência, assim como uma oficina de cubo mágico. “Os alunos ficaram maravilhados, pois agora sabem que podem ser perito criminal quando forem adultos. E puderam ver a matemática auxiliando esse profissional a solucionar um crime. Dessa forma, é mais uma contribuição que a OBMEP dá para a formação de cidadãos críticos e científicos para o país”, disse o coordenador do PIC na região, Pedro Macário. “Além disso, puderam conhecer os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na nanociência, ao tempo em que tiveram a oportunidade de saber a importância da matemática no desenvolvimento de diversas tecnologias”, acrescentou.

 

Os eventos também foram uma oportunidade para a realização da OBMEP nas Escolas, programa voltado para os professores de matemática das escolas públicas municipais e estaduais, com objetivo de contribuir para sua formação e estimular estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas.

 

Em novembro ocorreram ainda encontros em Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Macapá (AP), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), Ponta Grossa (PR), Recife (PE), Toledo (PR) e Juazeiro do Norte (CE). Em dezembro, evento em Presidente Prudente (SP) fecha a série de encontros regionais.




$result.label $result.label $result.label $result.label $result.label $result.label