Medalhistas da OBMEP poderão concorrer a 25 bolsas de R$ 900

 

A Fundação Behring em parceria com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) vai conceder a partir deste ano 25 bolsas de R$ 900 para alunos medalhistas de qualquer edição da olimpíada que estejam ingressando em universidade pública (federal ou estadual). O objetivo do programa é dar apoio financeiro para que jovens talentosos possam cursar a universidade. As inscrições para a “Bolsa Tech Fundação Behring-OBMEP” começam em 22 de fevereiro e vão até 12 de março.

 

A novidade já havia sido anunciada na cerimônia de premiação da 15ª edição da OBMEP que ocorreu em novembro do ano passado, em Salvador (BA). O diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, destaca que a iniciativa vai permitir que alunos socialmente vulneráveis tenham melhores condições para ingressar na universidade. 

 

“Muitos medalhistas de ouro da OBMEP, jovens talentosos, não ingressam em uma universidade por falta de recursos financeiros. A bolsa Behring oferece a 25 destes jovens a possibilidade de continuar a estudar nas áreas tecnológicas, onde há uma enorme carência de profissionais no Brasil”, afirmou Landim.

 

As inscrições deverão ser feitas no portal “Bolsa Tech Fundação Behring-OBMEP” e é necessário que o candidato fique atento à documentação exigida no regulamento. Para participar, o estudante precisa estar ingressando na faculdade no mesmo ano de inscrição no programa. O resultado do processo seletivo será publicado na mesma página em 12 de abril. 

 

As 25 bolsas concedidas pela Fundação Behring têm duração de 12 meses, são renováveis anualmente até o limite de 60 meses e estão condicionadas à avaliação do desempenho do aluno bolsista na universidade.

 

Poderão participar do programa alunos que tenham ingressado nas seguintes áreas: Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Matemática Aplicada, Estatística, Ciência de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Bacharelado em Ciência e Tecnologia e cursos relacionados.

 

Processo seletivo

 

Um Comitê Avaliador será responsável pela seleção e avaliação dos candidatos. Entre os critérios estão: o desempenho no Enem e nas diversas edições da OBMEP, além do histórico escolar. A situação socioeconômica da família do candidato também será analisada. 

 

Os candidatos selecionados terão de 17 a 20 de abril para enviar, pelo site, os demais documentos necessários para conclusão do processo.

 




$result.label