Falta um mês para o fim das inscrições da 18ª OBMEP

 

Falta um mês para o fim das inscrições na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As instituições de ensino têm até 17 de março para garantir a participação na 18ª edição, que tem como novidade o aumento do número de premiações. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a maior competição científica do país reúne mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio a cada ano.

 

Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. A inscrição é feita pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da OBMEP, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na OBMEP. 

 

Mais premiações

 

Este ano, a OBMEP aumentou o número de premiações. O número de medalhas nacionais subiu de 7,4 mil para 8,4 mil (ouro, prata e bronze) com a ampliação das premiações para as escolas particulares. O objetivo da mudança foi incentivar a participação de mais instituições. 

 

“As escolas públicas inscrevem todos os seus alunos na olimpíada e isso não acontece nas privadas, o que é uma pena. Muitas vezes, alunos que não gostam de matemática ou não têm boas notas descobrem, com a olimpíada, que a matemática pode ser divertida”, afirmou Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP.

 

A nível nacional, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos participantes de unidades públicas e particulares. A premiação das instituições públicas e particulares é feita separadamente e 76,9% das medalhas são destinadas para escolas públicas. Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

 

Além das medalhas nacionais, a OBMEP criou uma premiação regional que vai distribuir pelo menos outras 20,5 mil medalhas. O número será calculado de acordo com o desempenho de cada unidade federativa. A premiação regional será de responsabilidade de cada coordenação e não permite acesso ao PIC.

 

“Para aumentar o número de premiados, criamos as medalhas regionais. Cada estado vai distribuir um certo número de medalhas de ouro, prata e bronze. Esse aumento objetiva estimular a participação dos alunos, do estudo da disciplina e melhorar a qualidade do ensino no Brasil”, disse Landim.

 

18ª OBMEP 

 

A olimpíada ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada em 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 7 de outubro.

 

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

 

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

 

“O IMPA organiza a OBMEP desde 2005 e essa é uma das políticas públicas de educação mais abrangentes do país. Com a olimpíada, conseguimos levar para todo o Brasil o interesse pela matemática com problemas instigantes e, ao mesmo tempo, abrir oportunidades. Uma medalha ou menção honrosa apresenta para essas crianças a chance de mudar suas vidas e nós temos inúmeros exemplos disso. É de um valor inestimável”, afirmou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

 

Sobre a OBMEP

 

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

 

A OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a olimpíada busca melhorar a qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

 

A 17ª OBMEP contou com 18,1 milhões de participantes e atingiu 54 mil escolas, em 99,78% dos municípios brasileiros.

 




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